1. Equinácea

Dizem que não ajuda a prevenir uma gripe, mas melhora os sintomas ao fim de um ou dois dias. Vai um chazinho de Equinácea?

2. Vitamina C

Alguns estudos demonstram que pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas ao fim de um dia. Investe em alimentos com bastante vitamina C como, por exemplo, os citrinos.

3. Canja de galinha

É um clássico que resulta, nem que seja a reconfortar o estômago e a aconchegar o psicológico! Dizem por aí que inalar o vapor da sopa alivia a congestão nasal, o líquido em si evita que fiques desidratado e alguns investigadores afirmam que ajuda a acalmar a inflamação.

4. Chá quente com mel e limão

Se acrescentares GENGIBRE (estimula o sistema imunitário e aumenta a temperatura interna), acalmas substancialmente a tua gripe. A mistura destes 3 “ingredientes” é uma bomba poderosa. Com chá de Equinácea, por exemplo, Camomila, Preto ou Verde (ricos em antioxidantes).

5. Alho

Não é indicado para o teu hálito, é um facto, mas é incrível a prevenir as constipações. É considerado um antibiótico natural. Tem quantidades de fósforo, cálcio e vitamina C. Uma dica: ao colocar bastante alho podes dar algum sabor extra à tua refeição, até porque quando estamos doentes temos a sensação que a comida fica com pouco sabor.

6. Vapor

Já referido na canjinha, e também no chá, acrescentamos o vapor de um banho bem quente, que pode fazer diferença na congestão nasal!

7. Spray nasal

Caso os vapores caseiros não resultem, recorre aos sprays nasais. Todos sabemos que dormir de nariz entupido nem se pode chamar “dormir”… é um desconforto horrível e acabamos por não descansar, o que não ajuda. Se não fores adepto de medicamentos (neste caso, os sprays) podes adicionar uma colher de sal e outra de bicabornato de sódio a água bem quente e tentar por aí…

8. Não combater a febre

O quê? Como não? Pois é… Ao contrário do que possas pensar, a febre é (mesmo) um remédio natural. O aumento da temperatura corporal combate as gripes e constipações, ‘espantando’ os germes. Claro que, se a febre te estiver a deixar muito indisposto, podes recorrer aos medicamentos mas mantém-te sempre HIDRATADO.

9. Descanso

O melhor amigo da cura para a gripe! Fica o máximo de tempo possível deitado e mantem-te quente. Vais ver que vai, pelo menos, deixar-te mais confortável.

10. O tradicional “xarope de cenoura”

Feito em casa com cenoura e açúcar, dizem que ajuda na tosse e acalma a inflamação na garganta.

11. Canela

1 colher de sopa de canela em pó e 1 colher de sopa de mel. Misturas e consomes! A Canela tem efeitos antioxidantes e calmantes no nosso organismo! Experimenta.

12. Ouvir a RFM

Ouvir a RFM todo o dia enquanto estás na cama a repousar e a tentar os 11 passos anteriores. É música para os teus ouvidos, portanto, se fosse a ti, apostava nisso!

Mais alguma dica? Envia-nos para cenasparvas@rfm.pt