Com homenagem ao homem que fundou os liceus na primeira parte do Séc XIX, o Liceu Passos Manuel é o liceu mais antigo do país e também o que tem o edifício considerado mais bonito. Opiniões à parte, bem merece o elogio porque andou anos por vários edifícios precários até se instalar onde ainda se encontra hoje, no Largo do Convento de Jesus.

Tem pátios interiores, exteriores, muitos recantos para namorar, grandes competições de vólei e basquetebol, enorme incentivo ao teatro, óptimos campos desportivos, tinha um posto de GNR onde os alunos podiam comprar chocolates e pastilhas e, além da escadaria que até protagonizou vários anúncios de televisão, tem uma árvore numa área mais escondida onde os mais aventureiros trepavam e os mais rebeldes davam as primeiras passas num cigarro. E há que referir a biblioteca que, apesar de generosa, era sempre trocada pelos maravilhosos espaços exteriores.


Por lá andaram nomes conhecidos da Praça Portuguesa como Cesário Verde, Mário de Sá Carneiro ou Miguel Bombarda, o cientista António Damásio ou o ex-líder da Unita, Jonas Savimbi. Pelo liceu passaram também figuras como Jorge Sampaio, Carlos do Carmo, Adriano Moreira, Miguel Portas ou os irmãos Costa (actual 1º ministro) e Ricardo Costa (actual Director Geral de Informação do Grupo Impresa). E ainda o historiador José Hermano Saraiva, que até nasceu no liceu, na casa do reitor, que na altura era o seu pai.

Mais recentemente, frequentaram o liceu, a actriz e apresentadora Catarina Furtado, as bloggers “Pipoca Mais Doce” e “A Mãe já vai”. Também lá estudou, do 7º ao 12º, a nossa locutora Mariana Alvim, que adorou e elogia a enorme variedade de estratos sociais, o que também torna “o Passos” uma escola de vida, onde os alunos convivem e aprendem a aceitar as diferenças entre si.