A escola tem o nome do engenheiro e arquiteto responsável pela reconstrução da baixa pombalina de Lisboa, após o terramoto de 1755: Eugénio dos Santos.

E tudo começou num dia, provavelmente, quente de Agosto de 1948…

Esta mítica escola foi a primeira a ser construída no verão daquele ano e foi concluída no tempo recorde de 18 meses, a 15 de Novembro de 1950. Começou por se chamar escola técnica elementar de Eugénio dos Santos

Inicialmente eram só rapazes que andavam nesta escola. A vestimenta obrigatória eram fatos de macaco, para não haver dúvidas quanto à orientação curricular.


Em 1968, o nome foi alterado para Escola Preparatória de Eugénio dos Santos e, em 1993, começou por ter também alunos do terceiro ciclo e aí passou, então, a chamar-se Escola EB 2+3 Eugénio dos Santos.

Famosa pela sua imponência, esta escola tem diversos pátios, campos de jogos, jardins, uma biblioteca e fica em Alvalade, junto ao cinema.

Muito conhecido é também o Nicho de Nª Srª de Fátima, colocado na Escola aquando do Cinquentenário das Aparições.

Com mais de mil alunos, esta escola continua a ser uma referência no nosso país e nela guarda muito boas memórias, algumas delas da nossa Catarina Figueiredo que foi aluna nesta escola. Foi lá que conheceu e começou a namorar com o marido. Nesta escola, também andaram a nossa Joana Cruz, o cantor e apresentador de televisão Fernando Mendes e o treinador de futebol Paulo Bento, que atualmente treina um clube chinês.

Se também andaste nesta mítica escola acusa-te para cenasparvas@rfm.sapo.pt e já agora identifica amigos que também lá tenham andado!

Depois também queremos ser convidados para o jantar de antigos alunos :)