Alexander Search é o nome o grupo formado por Salvador Sobral com Júlio Resende – o pianista e compositor que ajudou Salvador na produção de Excuse Me, o seu álbum de estreia editado em 2016, com mais três músicos.

Neste projecto Júlio Resende pegou em parte de letras da autoria de Alexander Search um dos heterónimos de Fernando Pessoa, e compôs temas como “A Day of Sun” que roda na RFM

A poesia que Fernando Pessoa lançou em inglês, sob o heterónimo Alexander Search, serve assim agora de base ao novo projecto de rock electrónico de Salvador Sobral



Mas quem foi Alexander Search- o heterónimo de Fernando Pessoa que deu nome a este projecto do vencedor do festival da canção?



A 20 de Janeiro de 1896, com 8 anos, Fernando Pessoa partiu, de Lisboa, para Durban, na Africa do Sul, onde viveu com a mãe e o padrasto até 1905. Em Durban, frequentou a instrução primária na escola de freiras irlandesas da West Street e completou, em apenas dois anos, quatro de escolaridade!

Em 1899, com 11 anos, Fernando Pessoa entrou para o Liceu de Durban, onde estudou durante três anos e se tornou um dos melhores alunos da turma.

Esse foi o ano em que criou o heterónimo Alexander Search, através do qual enviava cartas a si mesmo e escrevia poemas em inglês e português como " A Day in the Sun" que agora podes ouvir na voz de Salvador Sobral na RFM




Alexander Search não seria o primeiro nem, como é sabido, o último dos heterónimos criados por Fernando Pessoa que chegou a criar outro Search, um irmão deste, ao qual deu o nome de Charles James Search.