Situado no Lazarim, Caparica, o colégio Campo de Flores é uma das instituições de ensino de maior prestigio no concelho de Almada.

Fundado por Maria Helena e Ricardo Almeida, abriu portas em 1967 e estava longe de ter a dimensão que tem hoje. Começou com 150 alunos e contava apenas com as classes pré-primária e primária.
Na gestão e direção estão, atualmente, dois dos filhos dos fundadores. E, da pré-primária ao secundário, a população escolar supera os 1100 alunos.
Mas, não é só de ampliações e modernizações que vive este colégio. O Campo de Flores é riquíssimo em tradições.


É praticamente impossível falar do Campo de Flores sem falar do Hino:

“No nosso colégio
Nós somos as flores
Uma nova vida
Que aguarda o porvir…”
Se tal como a Carolina Camargo também estudaste no Campo de Flores de certeza que sabes o resto da canção. 
E, se tal como a Carolina, passaste por lá antes de 1998 também andaste fardado! A verdade é que na altura ela não achava grande graça à farda, contudo, hoje recorda-a com uma imensa saudade.


Quem por lá passou conhece bem os cantos à casa e sabe que este colégio tem espaços que quem vê de fora nem imagina. Um deles o famoso pinhal. Impossível também esquecer as festas de encerramento do ano letivo!

Pelo seu carisma, pelas suas tradições, pelo seu grau de exigência, pelos professores e funcionários, quem por lá passou não o esquece e recorda o colégio com carinho e saudade.