O computador ou smartphone que estás a usar para ler esta história tem muito mais capacidade de processamento de dados que o NCR Elliott 4100 que, está agora a fazer 50 anos, foi instalado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Foi o primeiro computador a ser instalado numa universidade portuguesa. "Hermengarda", como ficou conhecido, era um computador bem diferente dos atuais. Para além de uma reduzida capacidade de cálculo que os vulgares computadores atuais, o MCR Elliott 4100 também ocupava muito mais espaço.

Tendo custado cerca de 100.000 euros, ou 20.000 contos na moeda da época (se hoje é uma pipa de massa, imagina na altura), o NCR Elliott 4100 de 16 KB era, à luz dos padrões atuais, pouco mais do que uma potente máquina de calcular. Porém, funcionou ininterruptamente entre 1967 e 1982 no LACA – Laboratório de Cálculo Automático da FCUP - a unidade pioneira, liderada pelo professor Rogério Nunes, serviu para iniciar na informática inúmeros alunos e permitiu, a muitos investigadores, nas áreas da matemática, física, biologia e medicina, desenvolver importantes avanços pedagógicos e científicos.

Esta quinta feira, às 3 da tarde, no Departamento de Matemática da FCUP, há uma sessão evocativa para assinalar os 50 anos sobre a apresentação pública do NCR Elliot 4100. As celebrações prosseguem a 15 de março, com a abertura de uma exposição evocativa na Biblioteca da FCUP, que incluirá a apresentação de várias partes do NCR Elliott 4100. Vale a pena ver para teres uma ideia de como eram os computadores há meio século.