Foram 3000 os universitários que, nestas férias de semestre, se espalharam pelo país e desempenharam uma missão.

A Inês Filipe, estagiária da RFM, também foi e teve uma semana diferente. Na verdade, completamente diferente e quer partilhar a experiência única que viveu durante oito dias, em Arronches, integrada na Missão País 2018.

Há momentos que marcam as nossas vidas. Há experiências que nos enriquecem. Há desafios que simplesmente não podemos deixar de fazer.

Para a Inês, esta foi uma das melhores semanas da vida dela. Aqui fica o seu testemunho.



«A Missão País é um projeto católico de universitários. Tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade. Há já Missões Universitárias em várias faculdades de Portugal, no Porto, Lisboa, Coimbra e Évora. As Missões são semanas de apostolado e de ação social intensivos que decorrem entre o 1º e o 2º semestre do ano letivo. Desde a sua criação, em 2003, a Missão País tem vindo a crescer exponencialmente, ano após ano. Começaram com 20 missionários, no primeiro ano, e em 2018 já contam com quase 3000!



Este projeto nasceu duma dupla vontade dos estudantes:

Entregar parte do seu tempo à missão;

Ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus.



Sendo o local de estudo o sítio onde passavam uma grande parte do seu tempo, sentiam a necessidade de aí poderem falar sobre Jesus. Assim, seguindo o exemplo da Grande Missionária - Nossa Senhora - deixam tudo e partem com Cristo por Portugal fora. À primeira vista, pode não ser claro como uma semana de missão pode satisfazer tal desejo. No entanto, durante a semana de missão, o grupo e a amizade aí criados dão frutos no dia-a-dia da faculdade.
Todos os que vivem esta alegria em Cristo são chamados a missionar e contagiar corações! E, para isso, não é preciso ir para longe, para os confins do Mundo.



Podemos e devemos missionar aqui no nosso país, que tanto precisa de nós para continuar a “Inspirar gerações que vivam a Fé Católica em Missão”: É esta a nossa Missão!
Uma Missão em específico, a do ISCSP que começou em 2016, esteve, durante estes últimos 3 anos, em Arronches. Foram 3 anos incríveis, onde conhecemos pessoas fantásticas. Arronches, durante estes 3 anos, recebeu-nos muito bem, e de lá trazemos muitas memórias. A melhor coisa que a Missão País pode dar é a oportunidade de criar amizades em Cristo, de criar verdadeiros laços de amizades com pessoas que têm o mesmo desejo de santidade.



Lembro-me de conhecer poucas pessoas quando me juntei a este projeto, mas hoje posso dizer que vim de lá de coração cheio de amizades, tanto de missionários como de cidadãos de Arronches.

É muito bom ver que, durante estes anos que lá estivemos, pudemos fazer a diferença na vida daquelas pessoas, e que de facto, eles sentirão a nossa falta e nós a deles.



Mas a Missão não termina. A vontade de voltar é gigante e não terminará.»

Inês Filipe



Missão País Instagram