Num texto emotivo, Diogo Piçarra agradece a todos os colegas, amigos, familiares e fãs todo o apoio que lhe deram nos últimos dias mas diz também que, embora continue com a consciência tranquila, "já não faz sentido sequer tentar ganhar a oportunidade de vir a representar Portugal num concurso como a Eurovisão".

A "Canção do Fim" não vai chegar à final.

Lê aqui o texto que escreveu no Instagram:

Este domingo, Diogo Piçarra venceu a 2ª semi final com a música "Canção do Fim" que, segundo Diogo, é uma crítica generalizada à sociedade dos nossos dias.

No palco do festival, apresentou-se com 4 violinistas de olhos vendados.

Vê aqui a prestação do Diogo que mereceu a pontuação máxima por parte do público e do júri.


Este abandono do Festival da Canção surge depois de Diogo Piçarra ter sido acusado de plágio, apenas horas depois de ter ganho o festival. Logo depois das suspeitas terem vindo a público, Diogo Piçarra escreveu um comunicado onde se lia:

"A simplicidade tem destas coisas e só quem não cria arte é que nunca estará nesta posição. Faz parte da vida de um compositor e é algo que todos nós iremos “sofrer” a vida toda.

A ideia para a “Canção do Fim” surgiu-me em 2016, juntamente com muitas outras do meu mais recente disco “do=s”. Mantive-a guardada por achar algo especial, no entanto, a sua simplicidade e a sua progressão de acordes não é algo que não tenha sido inventado, tal como tudo na música.

E é engraçado como a vida tem destas coisas, coincidência divina ou não, e perceber que a Internet é o verdadeiro juíz dos tempos modernos. Aclama mas também destrói.

A minha consciência está tranquila na medida em que eu próprio sou quem está mais surpreendido no meio disto tudo: nasci em 1990, não sou crente nem religioso, e agora descobrir que uma música evangélica de 1979 da Igreja Universal do Reino de Deus se assemelha a algo que tu criaste, é algo espantoso e no mínimo irónico. Desconhecia por completo o tema e continuarei a defender a minha música por acreditar que foi criada sem segundas intenções.

Como disse, a simplicidade tem destas coisas, e as melodias na música não são ilimitadas. Nunca participaria num concurso nacional com a consciência de que estava a plagiar uma música da Igreja Universal. Teria agarrado na guitarra e feito outra coisa qualquer.

Afinal as pessoas “quando olham, vêem tudo”, no entanto, só o lado mau que procuram destruir. Mas, infelizmente, informo que isso nunca acontecerá."

O Festival RTP da Canção 2018 foi ganho por Claudia Pascoal, com a Canção "O jardim", com letra e música de Isaura. É "O jardim", uma canção que Isaura dedica à avó que faleceu há pouco tempo, que vai representar Portugal no Eurofestival da Canção em Lisboa, nos dias 8, 10 2 12 de Maio