Que Lisboa está na moda, já todos sabemos. O número crescente de turistas está à vista de todos os que circulam pela capital portuguesa. Felizmente, não é apenas o turismo que cresce. De acordo com a revista Forbes, Lisboa está a tornar-se rapidamente na capital internacional das startups.

Alavancadas pela chegada da Web Summit, que anteriormente acontecia em Dublin, as startups instaladas em Lisboa estão num fase vibrante.

Ainda de acordo com o artigo da Forbes, na origem desta transformação da capital portuguesa estãoa existência de fundos aceleradores cofinanciados pela União Europeia, como o Startup Voucher, novas incubadoras de tecnologia e novos espaços de coworking a surgir por toda a cidade.

A rede empreendedora é sustentada por uma impressionante gama de apoios, com incubadoras como a Startup Lisboa, a Labs Lisboa, Inovisa e a Tec Labs e aceleradores como EIT InnoEnergy e BGI, segundo um artigo da Silicon Republic.

No Beato, durante anos uma zona industrial da cidade de Lisboa, está a nascer o Hub Criativo do Beato. Vai ser o maior campus global dedicado a startups: uma área de 100.000 metros quadrados construída em antigas instalações militares, totalmente renovada para acomodar escritórios, laboratórios e salas de exposição, além de espaços para entretenimento, exposições e eventos.

O Hub Criativo de Lisboa é um projeto ambicioso da Câmara Municipal de Lisboa e da Startup Lisboa.