Claudia Pascoal, com a música "O jardim", de Isaura, foi a grande vencedora do Festival RTP da Canção 2018 que se realizou no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Depois de uma semi final marcada pelo Janeiro a comer uma banana durante a entrevista, e de outra marcada pelo abandono de Diogo Piçarra, a final do Festival da Canção decorreu num ambiente de festa e boa disposição. A apresentação ficou a cargo de Pedro Fernandes e Filomena Cautela e as entrevistas foram de Inês Lopes Gonçalves na Green Room - a sala onde se reuniam os intérpretes, compositores e autores das músicas a concurso. Houve ainda apontamentos humorísticos de Eduardo Madeira.

A cerimónia, que decorreu no Multiusos de Guimarães, contou com uma homenagem às DOCE, dirigida pelo produtor Moullinex com 4 vozes femininas, entre elas a de Ana Bacalhau que também fez parte do juri do festival, e uma outra a Simone de Oliveira, que depois de Aurea e Marisa Liz ainterpretou a Desfolhada e recebeu a maior ovação da noite.

Vê aqui a música que representou Portugal na edição de 2018 do Eurofestival da Canção que se realizou nos dias 8, 10 e 12 de Maio em Lisboa, uma vez que Salvador Sobral foi o vencedor do Eurofestival, em 2017, com a música "Amar pelos dois"