Portugal está mesmo na moda. A provar que há cada vez mais turistas por todos os cantos do nosso país, os números mais recentes revelam mais um ano recorde para entradas de turistas. Pouco mais de 12,7 milhões de estrangeiros visitaram Portugal em 2017, um aumento de 12% ano a ano. E toda a gente sabe que um crescimento de 2 dígitos é algo respeitável

Vai daí, o jornal inglês The Telegraph listou 22 razões pelas quais os estrageiros estão a vir para Portugal mais do que nunca. É interessante ficar a saber que somos conhecidos por outras coisas que não as habituais, o fado e Cristiano Ronaldo, embora a nós, que conhecemos o país desde pequenos, não nos surpreenda.


1. O encanto intemporal de Lisboa

As colinas e os seus elétricos, a herança cultural da cidade, o sol e as cores, tudo fascina o The Telegragh na cidade de Lisboa. Não nos admira. A nós também nos fascina.



2. O Porto é lindo


Que ninguém tenha dúvidas. O Porto é lindo! Com o seu coração medieval, o seu buzz contemporâneo e uma coleção de bares, restaurantes e cafés que oferecem uma experiência real da vida local, o Porto é uma das cidades que muito contribui para atrair turistas para Portugal. Não admira que o The Telegraph a tenha destacado. Afinal, há muito que os ingleses descobriram os encantos da cidade do Porto.



3. O vinho

O The Telegraph destaca o vinho. Mas, infelizmente, apenas fala do vinho do Porto. Não que ele não mereça destaque. Afinal, há séculos que esta variedade de vinho leva o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. Falta-lhes descobrir a restante produção vinícola portuguesa (uau!). E, hoje, temos tantos vinhos que rivalizam com os melhores do mundo.




4. A famosa Livraria Lello e a sua ligação a Harry Potter

Já é um clássico. A ligação entre a Lello, JK Rowling, o Porto e Harry Potter. Consta que as suas estantes ornamentadas, os tetos de madeira esculpida e escadarias luxuosas inspiraram a biblioteca de Hogwarts nos seus livros de Harry Potter.


5. Os maravilhosos pasteis de nata

Percebes que algum tipo de iguaria se internacionalizou quando visitas um qualquer país e a encontras, sem saber bem como. Um pouco como as pizzas estão para os italianos e os croissants para os franceses, os pasteis de nata vão fazendo a sua caminhada internacional.
Mas o The Telegraph sabe que é cá que se encontram os melhores.


6. O espetacular tempo

O tempo é sempre aquele atributo que o nosso país tem para fazer inveja a estrangeiros. Mesmo quando nos queixamos, seja porque não chove e devia ou porque chove e não devia, as condições meteorológicas em Portugal são ótimas para o turismo.

O The Telegraph refere que, com 2799 horas de sol por ano, Lisboa é a capital europeia mais ensolarada, deixando para trás Atenas, que tem 2.771 horas de sol por ano.


7. A Madeira também é linda


Lá está, outra coisa que também sabemos muito bem. O The Telegraph, que destaca a comida e o vinho, está tão encantado com a ilha que afirma que as paisagens podiam ter sido sonhadas por Tolkien.

8. A Libra esterlina vale mais em Portugal


Apesar do processo em marcha, chamado Brexit, poder vir a ter repercussões do equilíbrio cambial entre o euro e a libra, Portugal continua a apresentar um custo de vida que permite aos ingleses fazerem umas belas férias por cá com pouco dinheiro.

9. A ponte…


Por cá, pontes há muitas. Mas o The Telegraph ficou encantado com a Ponte Vasco da Gama. Sobretudo por ser uma das mais compridas da Europa.



10. Um estádio que também é lindo


Calma! A escolha do The Telegraph não é influenciada por preferências clubísticas. O jornal inglês limitou-se a reparar que o Estádio Municipal de Braga, com a sua parede de rocha, é um dos mais belos estádios para a prática do futebol.

11. Podes bater em pessoas com martelos


Escrito assim parece uma coisa violenta. Mas não é. Trata-se dos martelos de São João, uma tradição do Porto.


12. Há praias requintadas


Claro que as nossas praias não podiam faltar numa lista de motivos que atraem turistas ao nosso país. Temos praias para todos os gostos. Sim, há aquelas mais populares e, depois, as outras mais requintadas. Por certo que conheces algumas.

13. As ondas

Aos poucos, Portugal tem vindo a tornar-se um dos melhores destinos da Europa e do resto do mundo para a prática de surf. As ondas portuguesas atraem cada vez mais turistas.

14. A resposta europeia ao Havai


O The Telegraph diz que são a resposta europeia ao Havai. Nós dizemos que sim, mas em muito melhor. Os Açores são um dos destinos mais bonitos do mundo. A RFM ouve-se em São Miguel em 100.0. Nas outras ilhas, em rfm.sapo.pt.



15. As nossas cidades secretas


Chamar cidades secretas a Tavira, Sintra ou Guimarães é um bocadinho exagero. Mas é o que o jornal inglês diz delas. Melhor seria chamar-lhes desconhecidas… deles. Estas e outras cidades portuguesas bem merecem ser descobertas.

16. Hoteis de grande categoria por todo o lado


Sabemos que sim. Os hotéis não têm vindo apenas a crescer em número, mas também em qualidade. E, depois, há aqueles que sempre houve, como o Ritz Four Seasons Lisbon, que o The Telegraph destaca.

17. A vida noturna

Das ruas de Lisboa e do Porto até ao Algarve, o amor de Portugal por uma boa noite de festa não é um segredo. O The Telegraph refere que menos conhecido, no entanto, é o crescente carinho do país pelo Afro-house, que está a ser importado da África.

18. As casas de fado

O fado também encanta os ingleses. E o jornal destacou as casas de fado.

19. Temos o rio mais subestimado da Europa


Lá está, subestimado só se for para eles. Nós cá gostamos muito do Douro. O The Telegraph destaca o rio, por onde passa o vinho de que tanto gostam, como dos mais belos da Europa (nisto estamos de acordo).

20. Há uma capela feita com ossos humanos


Esta capela causa arrepios a muito boa gente. Mas isso não impediu o jornal inglês de a destacar como uma das 22 coisas que atraem cada vez mais turistas a Portugal. A Capela dos Ossos em Évora é, sem dúvida, um local único.


21. Temos uma das melhores piscinas do mundo

Desenhada por Álvaro Siza, a Piscina das Marés é uma das obras mais emblemáticas de Matosinhos. Construída nos anos 60, esteve para ser apenas um tanque de água salgada. Ainda hoje é considerada uma referência.


22. Temos Serralves

O The Telegraph refere um dos museus mais visitado de Portugal e também um dos museus de arte contemporâna mais influentes da Europa. Esse museu é o de Serralves. Localizado no Porto, este maravilhoso espaço de exposição fica em jardins bem cuidados, espalhados por obras de Richard Serra e Claes Oldenburg.


O The Telegraph destacou estas como as 22 razões ppelas quais os turistas estão a vir em massa para Portugal. Nós sabemos muito bem que temos muito mais para oferecer. Temos a certeza que também ficaste com a ideia de que esta lista está incompleta. Agora imagina se eles descobrem essas coisas...