Que, nos filmes, entendem tudo, salvam pessoas e são até inspetores da polícia… já sabíamos. Agora, que os cães aparentemente percebem mesmo tudo parece ser uma certeza, segundo o resultado de uma recente pesquisa.

Um novo estudo descobriu que o cérebro dos cães consegue processar o discurso dos humanos de uma forma idêntica à das nossas cabeças.

Revelado no New York Times, este estudo diz ainda que os cães compreendem mesmo algumas palavras bem como o tom com que são ditas.




Um grupo de cientistas, na Hungria, analisou o comportamento de 13 cães, dentro de máquinas de ressonância magnética, enquanto falavam com os animais.

Os cientistas usaram várias palavras e diferentes entoações. Foram mesmo ao pormenor de dizer palavras positivas com entoação positiva, palavras negativas com entoação negativa e palavras quer positivas quer negativas sem qualquer tipo de entoação.





Descobriram que o hemisfério esquerdo dos cães “apanhou” o significado das palavras, independentemente do tom com que eram ditas.
Provaram, então, que os cães reconhecem o que dizemos e como dizemos. Se combinarmos a entoação certa com o significado certo – que é como nós, humanos, interagimos uns com os outros – o entendimento das palavras é perfeito.