Da ficção para a realidade!

É o que vai acontecer na China que promete barrar viagens de avião a quem tiver uma "pontuação social" baixa. Se acompanhas a série Black Mirror já estás a pensar "eu já vi isto em qualquer lado" mas na realidade, é a primeira vez que acontece.

O sistema chinês, parecido com o apresentado em Black Mirror, irá vigiar constantemente o comportamento dos chineses e definir quem merece, ou não, viajar.

Em Black Mirror, a sociedade é conduzida por um sistema de pontuação que define quem pode entrar, morar ou até ganhar descontos. Só quem é agradável, ético, bom funcionário e amigo do seu amigo é que pode ter a vida mais facilitada ou com alguns privilégios.... Mas há quem não aguente a pressão e... mais não conto!


A série mostra uma versão pessimista sobre a intervenção do ranking social na vida civil. Já o governo Chinês, acredita que o uso de um sistema de crédito social vai fazer com que seja criado um ambiente onde “a confiança saia valorizada”. A pontuação será dada, inclusive, a partir dos dados de consumo dos chineses. Alguém que, por exemplo, passa muito tempo online, será considerada uma pessoa ociosa e perderá pontos por causa disso. Já aquele que comprar muitas fraldas, por exemplo, ganhará pontos por ser um pai com senso de responsabilidade.

Chinesises!!