A homenagem a Zé Pedro que vem do outro lado do mundo


É emocionante a homenagem das crianças da escola EBC 01 Viqueque de Timor a Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés falecido em novembro.

Num post no seu facebook sobre seus próximos projetos com os Tais Quais, Resistência, Xutos e a solo, Tim termina com a frase: ”Deixo-vos com isto, obrigado Timor!”...e com o link deste vídeo da versão de “Homem do Leme” dos Xutos e Pontapés, na voz de dezenas de crianças Timorenses



Uma Homenagem a Zé Pedro (Xutos & Pontapés) da escola EBC 01 Viqueque. “ Homem do Leme” cantado no outro lado do mundo por crianças de Timor…onde, afinal, Zé Pedro viveu em criança. O pai do guitarrista dos Xutos, militar de carreira, foi destacado, nos anos 60, para Timor e, segundo a biografia do músico, escrita pela irmã Helena Reis, em 2007, foi em Timor que Zé Pedro viveu com a família até aos seis anos. Primeiro a família Amaro dos Santos Reis viveu em Maubisse, nas montanhas. “Aprendíamos nas aulas de História que este era um dos pontos mais altos de Portugal. Não havia brinquedos. Brincávamos nas matas e vivíamos na natureza”, conta Helena.

Depois a família mudou-se para a capital, Díli, antes de, ainda na década de 60, regressar a Lisboa e se instalar nos Olivais.



Hoje, décadas depois da independência de Timor, não deixa de ser tocante ver como os Timorenses ainda não esqueceram os portugueses, nem Zé Pedro e continuam a emocionar-se com a nossa música...e a emocionar-nos também

  • Partilha:

Top