Os elétricos vão voltar brevemente a Campolide. Para que isso aconteça, já estão em marcha acelerada os trabalhos de preparação.

No Plano de Actividades e Orçamento para 2018, apresentado em Dezembro passado, a Carris prevê o relançamento da carreira 24 que ligava o Cais do Sodré e Campolide que se encontra suspensa desde 1995. Nas últimas noites têm sido observados trabalhos de preparação da via férrea e rede aérea, o que tem provocado a partilha de vários conteúdos nas redes sociais.

O utilizador Rafael Santos publicou no Youtube um vídeo onde se vê a "zorra" a circular no Largo do Rato. A "zorra" é um electríco da Carris preparado para a reparação e manuntenção das linhas e catenárias.



Também o blogue Diário do Tripulante partilhou na sua página de Facebook uma fotografia onde se vê a famosa "zorra" no Largo do Rato.




Também a página de Facebook "Pela rectivação do Electríco 24, em Lisboa" partilhou fotografias do utilizador Pedro Mendes onde se vê a "zorra" a circular na Rua das Amoreiras.


A carreira 24 foi suspensa em 1995 após mais de 100 anos a circular pelas ruas de Lisboa. Há cerca de dois anos, numa conversa em directo no Facebook com munícipes, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, considerou um erro a redução da rede de electrícos feita ao longo de vários anos.

No seu auge, nos anos 1950, a rede de electrícos de Lisboa chegou a ter 76 km e a chegar a bairros como o Lumiar, Carnide, Benfica ou Poço do Bispo. Mas o crescimento da cidade e um conjunto de decisões políticas ditaram a sua redução até às cinco carreiras actualmente em funcionamento.

A carreira 24 foi uma das últimas a ser suspendida na década de 1990, em que foram encerradas muitas linhas. Mas a suspensão da histórica carreira 24 nunca os lisboetas sossegados. Um conjunto de cidadãos tem reclamado ao longos últimos anos o regresso da mítica carreira 24 através de uma petição pública ou de páginas de Facebook como a "Pela reactivação do electrico 24, em Lisboa". Agora têm razões para sorrir. Embora não haja confirmação oficial da Carris para a data de regresso, o blog Diário do Tripulante aponta para a segunda metade do mês de Abril o regresso do famoso electríco a Campolide, ainda que de inicio saindo do Largo de Camões. É caso para dizer, "vivó 24!"