A Melhor Amiga da Barbie está com os BFFs da RFM - Joana Cruz e Rodrigo Gomes todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Sabe aqui do que é que ela fala esta semana.

O consumo de plástico é um dos grandes flagelos dos tempos modernos. Todas as vezes que nos deparamos com noticias sobre o impacto dos resíduos na natureza ficamos com um nó na garganta.

Mas se por um lado este tipo de imagens ou noticias não nos está sempre a entrar "em casa" - e fica fácil esquecermos-nos de que devíamos ser um bocadinho mais cautelosos... por outro lado faltam-nos opções. Muitas vezes recorremos ao plástico sem pensar, é um comportamento normalizado, não acham?

Na rubrica de hoje partilhamos convosco 5 ideias fáceis que podem ajudar a mudar a utilização de plástico no nosso dia-a-dia - e consequentemente alterar o nosso impacto na degradação do planeta :)

5) Repensar a forma como guardamos a comida :

O melhor mesmo é usar recipientes de vidro, uma boa dica para guardarem é comprar produtos que sejam comercializados em potes de vidro e não os deitar fora!

4) Nas compras preferir sempre os embalados em cartão :

Ainda que seja material descartável sempre é mais fácil a reciclagem do cartão do que do plástico.

3) Comprar a peso ou a granel :

Comprar a granel significa muitas vezes poupar dinheiro já que podemos comprar apenas as quantidades de que necessitamos, mas também nos permitem poupar nas embalagens. A teoria vai um pouco ao "ar" quando utilizamos os famosos sacos transparentes que encontramos em rolos gigantes. A ideia seria optar pelos saquinhos de papel - que também já começam a estar disponíveis nestes lineares - e no caso das frutas ou produtos maiores utilizar o nosso próprio saco de pano que tem um peso residual! :)

2) De uma forma geral evitar comprar tudo o que é descartável:

Escovas de dentes descartáveis, lâminas de barbear descartáveis, todos os artigos que são embalados individualmente e até... aquelas embalagens amorosas de champô e espuma de banho dos hotéis. Utilizem estes artigos apenas e só se forem realmente necessários! Caso tenham uma embalagem desse tal champô em casa, encham com o vosso próprio champô antes da próxima viagem... e tentem ter esta postura em relação a todos os pequenos "passos em falso" que possam ter cometido quando ainda não pensavam no assunto. Porque... sejamos razoáveis : geralmente nem sequer são o melhor produto, certo? Servem precisamente para resolver uma emergência.

1 ) Esqueçam as palhinhas!!

Um objecto que parece ser tão inofensivo tem um impacto tremendo - e negativo - no nosso meio-ambiente. São completamente dispensáveis e caso não concordem podem sempre optar pelas versões em metal ou vidro! Continuem a beber a vossa bebida preferida, claro! Mas evitem fazê-lo através de uma palhinha. Ah... e se possível reclamem sempre que um café vos for servido com uma palheta de plástico! É que a nossa posição e opinião podem efectivamente alertar os distribuidores!

Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com