Entalaste um dedo, bateste com o mindinho numa esquina de um móvel, apanhaste uma chuvada daquelas e não tinhas chapéu de chuva... E qual é a primeira palavra que te sai? Para muitos, é uma asneira... ou duas ou três!


Desde que somos pequeninos, é-nos ensinado que dizer asneiras é feio, que é um hábito desagradável e que os palavrões não devem ser usados em circunstância alguma.


Só que, por vezes ou todos os dias, vá, sabe-te bem dizer um ou outro palavrão. Pois, fica a saber que quem os diz é mais feliz, sente-se mais persuasivo, poderoso e socialmente conectado.



Muitos estudos já pesquisaram o impacto de dizer asneiras e um mais recente confirma que dizê-las tem benefícios para a nossa saúde mental e física.


É essa a conclusão de uma equipa, composta por cientistas de universidades da Suécia e do Reino Unido, que analisou 100 estudos académicos sobre os efeitos de dizer asneiras.


Os resultados foram publicados na revista científica ScienceDirect e mostram que o "palavrão produz efeitos que não são observados com outras formas de uso da linguagem", tal como escreve o site HuffPost.


Os benefícios de dizer asneiras não se ficam só pela oralidade, mas também se aplicam às mensagens de texto. Um dos artigos analisados concluiu que as SMS com palavrões "foram julgadas como mais credíveis e/ou persuasivas do que aquelas sem".


Um outro artigo mostrou que os palavrões podem fazer com que as pessoas tenham uma atitude mais relaxada entre amigos, o que faz com que haja uma "vinculação social" e mais solidariedade.


E, por fim, entre outras conclusões, dizer asneiras está associado à libertação de emoções fortes. E, para comprovar isso, os investigadores pediram aos participantes para mergulharem as mãos em água gelada. Aqueles que disseram mais palavrões conseguiram manter as mãos na água durante mais tempo, ao contrário dos restantes.


Além da diminuição da perceção da dor que sentiram, aqueles que disseram palavrões sentiram-se, lá está, mais livres.



Apesar de ser pouco aceitável socialmente, dizer uma ou outra asneira tem o seu lado bom... Agora, equilibra-as e não as uses como vírgulas 😄