O site da RFM utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Saiba mais sobre o uso de cookies.Fechar

Pessoas que dizem asneiras são mais felizes

Sim... leste bem... pessoas que dizem asneiras são muito mais felizes!

Desde que somos pequeninos, é-nos ensinado que dizer asneiras é feio, que é um hábito desagradável e que os palavrões não devem ser usados em circunstância alguma!!
Mas se te sabe bem dizer um palavrão aqui ou ali, esta notícia é para ti!


Pesquisas descobriram que existem alguns benefícios em usar uma linguagem mais colorida.

A verdade é que dizer asneiras traz benefícios para a nossa saúde mental e física. E, ao contrário do que se pensa, pode afetar positivamente a nossa conversa com outros.


1. Significa que és mais honesto.

Pessoas que dizem asneiras com mais frequência mentem menos e têm mais integridade.

2. Aumenta a tua tolerância à dor.

Se deixas escapar alguns palavrões, quando bates com o mindinho numa esquina, por alguma razão é. Um estudo publicado em 2011 descobriu que os palavrões ajudam a suportar a dor. Os pesquisadores conseguiram provar que, quando dizes uma asneira, existe uma libertação de substâncias químicas naturais que aliviam a dor, produzindo um efeito calmante semalhante a drogas como a morfina.

3. É um sinal de inteligência.

Estudos sugerem que as pessoas que dizem asneiras têm um vocabulário mais extenso do que o normal e um QI elevado.

4. Ajuda a melhorar o desempenho durante o exercício

Soltar a língua pode ajudar-te a soltar os músculos também! Uma pesquisa, realizada pelo The New York Times em 2017, sugeriu que os palavrões podem afetar o resultado do teu treino positivamente! Os estudos foram efetuados durante exercícios de bicicleta e de pesos. Os sujeitos ao teste foram orientados para repetirem palavras neutras ou palavrões durante as actividades. Em ambos os testes, o uso de asneiras ajudou a melhorar o desempenho dos participantes.


5. Pode dar-te uma sensação de calma.

Dizer asneiras não é necessariamente uma coisa má. Segundo Neel Burton, um psiquiatra de Oxford, “os benefícios para a saúde são vários: aumento da circulação, endorfinas elevadas e uma sensação geral de calma, controlo e bem-estar”.



São boas desculpas, não achas?

  • Partilha:

Top