O produtor e Dj sueco Avicii morreu na tarde de dia 20 de Abril, em Omã. Tinha 28 anos.

A notícia foi dada pela sua assessora de imprensa Diana Baron que afirmou "É com um profundo pesar que anunciamos o falecimento de Tim Bergling, também conhecido como Avicci. Foi encontrado morto em Muscat, Omã, na tarde desta sexta-feira. A família está devastada e pedimos a todos para respeitar, por favor, a necessidade de privacidade deles nesta ocasião difícil. Não vai ser prestada mais nenhuma declaração”,

Segundo a família, num comunicado divulgado esta quinta feira, o DJ deixou uma carta de despedida onde dizia que "queria encontrar a paz. O Tim não foi feito para a máquina dos negócios em que se viu envolvido. Ele era um jovem sensível que amava os seus fãs mas que detestava a ribalta”, revela a família que diz ainda que o DJ estava farto da fama e da exigência da sua profissão.

“O nosso amado Tim era um sonhador, um artista frágil que procurava respostas às questões existenciais da vida. Um perfeccionista que viajava e trabalhava arduamente que o levava a níveis de stress extremos. Quando ele acabou as digressões, ele queria encontrar um equilíbrio na sua vida para ser feliz e capaz de fazer aquilo que mais gostava: música. Ele debatia-se com pensamentos sobre o significado da vida e felicidade. Ele não conseguia aguentar mais. Queria encontrar a sua paz. O Tim não foi feito para a máquina dos negócios em que se viu envolvido. Ele era um jovem sensível que amava os seus fãs mas que detestava a luzes da ribalta. Tim, vais sempre amado e recordado pela pessoa que foste e pela música que irá manter viva a tua memória.”


Avicii, um dos grandes nomes da musica de dança eletrónica e um dos mais famosos Djs do mundo, fechou em alta, dia 29 de Maio de 2016 o Rock in Rio Lisboa, pouco antes de se retirar das digressões, alegando motivos de saúde.

A sua última atuação foi no clube Ushuaia, em Ibiza, Espanha, onde fora DJ residente.

Avicii sofria há alguns anos de problemas de saúde, em especial pancreatite aguda, motivada em parte pelo abuso de álcool. Em 2014, foi obrigado a uma cirúrgia de remoção do apêndice e da vesícula biliar.



Avicii ocupou em 2012 e 2013 o terceiro lugar da lista anual Top 100 DJs da revista americana DJ Magazine. Recebeu nomeações para os Grammys pelo seu tema "Sunshine" com David Guetta em 2012, e por "Levels", em 2013. Alguns dos seus maiores sucessos foram " The Nights", "I Could Be the One" com Nicky Romero, "X You", "Hey Brother", "Addicted to You", "Waiting for Love", "For a Better Day", "Pure Grinding" e " Wake Me Up!"



Em 2016, aos 26 anos, o sueco Avicii tinha anunciado o fim da carreira depois da tour que o trouxe ao Rock in Rio Lisboa dia 29 de Maio. O musico publicou na altura na net uma carta em que dizia : "Sei que tenho a sorte de poder viajar por todo o mundo e actuar mas fico com muito pouco tempo para a minha vida para a pessoa por tras do artista. Sei que nunca vou deixar a música . Vou continuar a falar com os meus fãs através dela mas decidi que a minha digressão de 2016 será a ultima e estes os meus últimos espetáculos por isso vamos acabar em grande . Sei que nunca podemos dizer nunca mais mas não tenciono voltar tão cedo"

Tim Bergling, o sueco por detrás do nome artístico Avicii, explicou que a decisão foi tomada depois de uma viagem aos Estados Unidos que o ajudou a perceber que precisava de fazer uma mudança na sua vida .O músico terminou na altura a carta sem fechar a porta a um possível regresso e deixou ao seu novo número de telemóvel para que os fãs o possam contactar.

A sua atuação no Rock in Rio Lisboa 2016 foi a última em Portugal. Antes disso esteve em Leça da Palmeira em 2012 e em 2013 no MEO Sudoeste.

Vê aqui o video RFM do último dia do Rock in Rio Lisboa 2016 em que Avicci encerrou em festa o Palco Mundo


Avicci dia 29 de maio de 2016 fechou o Rock in Rio Lisboa