A vespa asiática chegou às cidades portuguesas e o conselho é: foge delas a 7 pés!



Estamos habituados a evitar vespas, assobiando, quando se aproximam, para afastá-las ou simplesmente a fugir delas.

É bom saber que as vespas portuguesas são apenas medianamente perigosas ao pé das asiáticas que, como o nome indica, são “estrangeiras” e também conhecidas por vespas “mandarinas”.

A vespa asiática é perigosa, agressiva e predadora de abelhas, que laboram arduamente para produzir mel, entre outros produtos espetaculares.

A vespa asiática apareceu, em Portugal, em 2011, no Minho, e começou a atacar colmeias, uma das suas principais características, e a matar também as abelhas.

As colmeias não resistem aos seus ataques e acabam por “morrer” acabando toda a produção das abelhas, essas enormes trabalhadoras!



Sucede que as vespas asiáticas se procriaram de uma forma tão rápida e proficiente que, agora em 2018, estão espalhadas por várias outras zonas do país, propagaram-se para sul e chegaram às cidades!

Não deves aproximar-te ou tocar nos ninhos destas maléficas predadoras.




Os ninhos são muito grandes e chegam a atingir 1 metro de altura por 80 cm de diâmetro e deves – mais uma vez – evitar a todo o custo dar cabo deles.

Porquê? Porque as vespas asiáticas, quando se sentem ameaçadas, enfurecem-se e atacam, chegando a perseguir o “atacante” do ninho várias centenas de metros, sem desistir. Medooo!




Já existe uma plataforma, chamada SOS Vespa, para avisares, caso avistes algum destes ninhos gigantescos e perigosos.

Parece que já foram vistos ninhos de vespas asiáticas nas freguesias de Belém, Ajuda, Alcântara e Santa Maria Maior.

Toma nota: se vires algum ninho ou alguma vespa asiática à espreita... fogeeeeee e entra em contacto com o SOS VESPA!!