Em tempo de Halloween, tudo o que mete medo está na ordem do dia.


Por isso, de entre os muitos lugares, casas, sítios e zonas que estão - dizem - assombrados, em Portugal, aqui ficam alguns. E não se pense que são casas abandonadas e sozinhas!


Há casos bem misteriosos de hotéis, em pleno funcionamento, com histórias de arrepiar e até de um escritório, onde trabalham pessoas!


Um mistério de arrepiar no Estoril


Há luzes que se acendem e se apagam, neste castelinho, aparentemente vazio.


Vê-se da marginal… e veem-se e ouvem-se “coisas”… sobretudo à noite… Diz quem por lá passa.


É um mistério que dura há anos… e arrepia.


Quem olha para este castelinho, com ar fofinho de história de encantar, nem sabe o que por lá se diz que aparece e acontece...



Este castelinho, que mais parece saído de um conto de fadas pelo tamanho de mini palácio bem como pelas cores branca e verde, é na verdade assustador… e ninguém passa sem reparar nele.


O mistério do castelinho é grande e está envolto numa estranha história.


Independentemente do que lá se terá passado, neste pequeno palácio virado para o mar, há luzes que, durante certas noites, se acendem e se apagam com um efeito assombroso.


Também o barulho do mar, dentro da casa, é ensurdecedor… diz quem por lá já esteve.


Há quem diga que todos esses efeitos se devem ao sol ou à lua refletidos do mar nos vidros do castelinho.


Quanto ao barulho atroador das ondas… desdramatiza-se explicando que batem naturalmente nas rochas por debaixo do pequeno edifício com todos os ecos que normalmente provocam.


Seja o que for e porque for, o mini palácio tem estado à venda, mas parece que os compradores acabam por desistir. Diz a lenda que quem lá viveu e vier a viver não vai ter a vida nada facilitada, nem lá dentro, nem no seu quotidiano...


A pergunta fica… Como é que um mini palácio, digno de um conto de fadas, é tão bonito durante o dia e pode ser tão arrepiante à noite? Talvez porque os contos de fadas são assim mesmo e, neste caso, terá a realidade superado a ficção…?!



Palácio de Beau Séjour


Fica em Lisboa e é o Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa. Quer isto dizer que o palácio está, naturalmente, ocupado com funcionários, de segunda a sexta-feira, em horário de expediente e – diz a lenda – também por outro tipo de “seres”, dentro ou fora do horário de funcionamento…


O Palácio de Beau Séjour fica na estrada de Benfica, em Lisboa, e foi mandado construir pela Viscondessa da Regaleira. Só que quem lá viveu foi também o Barão da Glória que, justamente, morreu no palácio.


Diz-se que, por toda a propriedade – incluindo os jardins -, a alma do Barão se desloca… e que toca campainhas, faz mexer chávenas e ainda muda livros de lugar. Já a Viscondessa da Regaleira é, diz-se, uma “presença” na cave do palácio de Beau Séjour… espaço assombrado em exclusivo pela própria.



Unidades hoteleiras


Que tal uma escapadinha em tempo de Halloween para ficar num hotel que pode estar "assombrado"?


Arranja coragem, abraça-te à tua cara metade e experimenta um dos hotéis que – dizem – têm assombrações, cá no nosso país.


É que se é para ter medo que seja em bom! 😊


Pousada da Serra da Estrela


A pousada está no lugar do antigo sanatório da Serra Estrela.


Este sanatório, que abriu portas 1944, recebia doentes com tuberculose que esperavam tratar-se no ar puro da Serra da Estrela. Naturalmente, que muitos dos doentes não sobreviveram aos males da tuberculose e morreram no edifício que acabou por fechar.


Deteriorou-se com os anos e, antes de se avançar para a sua transformação numa pousada, aparentava um ar assustador entre as ruínas e o "fechado a sete chaves"… como se percebêssemos que ali não “devíamos” entrar por nada.


O mito do sanatório assombrado com as almas penadas que ali sucumbiram, de alguma forma, transpôs-se para esta magnífica pousada.


E, muito embora nenhum dos hospedes e clientes se tenha queixado de sons assustadores e barulhos misteriosos, em nenhum dos quartos ou zonas da Pousada, as possíveis assombrações são conversa de circunstância.


Nada como passar uma noite neste local extraordinário… no meio da Serra da Estrela, a mais de 1000 metro de altitude...


E já sabes, se tiveres medo, é dormires bem agarradinho!



Hotel Palácio de Seteais


Fica em Sintra e diz-se que o quarto número 18 está de tal forma assombrado que há quem não consiga lá dormir, mesmo!


As histórias do quarto 18 são antigas e assentam num estranho acontecimento. Diz-se que lá viveu e morreu um hóspede e que o “espírito” do dito deambula ainda por lá durante a noite.


O chão range... acompanhado de outros sons assustadores. Conta-se que houve gravações em vídeo e em áudio… na tentativa de captar o que quer que fosse.


Diz-se que as imagens não mostram nada, já os sons são, ao que parece, percetíveis… Ouvindo-se um homem a falar…


Se és destemido, pelo que esperas…? Já sabes que o Hotel Palácio de Seteais é caro, lindíssimo, luxuoso e perfeito para celebrares aquela data especial. Tens é de estar disposto a partilhar o teu quarto com uma "assombração", se escolheres o n.º 18. Coragem!



Hotel Astória


Fica em Coimbra, bem no centro da cidade, e é um verdadeiro ícone arquitetónico de Arte Nova. Quem já lá pernoitou sente-se, literalmente, teletransportado para os anos 20 do século passado.

Com um design da época e um ambiente a condizer, o Hotel Astória, recuperado, é, na verdade, um daqueles espaços onde nos deixamos levar pela máquina do tempo até ao glamour e aos encantos dos loucos anos 20.

Há - conta-se - também outro tipo de “encantos” no Hotel Astória, aberto desde 1926. Fala-se… que, em certa noite, um casal de hóspedes, já a descansar no quarto, ouviu a mala de viagem, aberta, fechar-se com uma grande rapidez… sem que ninguém lhe tocasse. O estrondo... inesperado... assustou-os.

A narrativa continua dizendo que, imediatamente após o brusco e insólito fechamento da mala, o marido se sentia confortável, apesar de desconfiado, enquanto a mulher, logo ali ao seu lado, tremia de frio. Os mesmos contam ainda que, no dia seguinte, a tampa do caixote do lixo da casa de banho se fechou, de igual forma, sem que alguém lhe tivesse mexido.


Estranho é certo, mas não há relatos de que tal - ou parecido - se tenha voltado a repetir no charmoso Hotel Astória, em Coimbra. Portanto, é "sem medos"!!


Hotel Bela Vista


Este hotel fica em Portimão, no Algarve. Hoje é um Boutique Hotel, recuperado em 2011, mas da fama de assombrado não se livra ainda que, depois das obras e da reabertura, não se ouçam “barulhos aterradores” da figura fantasmagórica ligada ao hotel…


Conta-se que a antiga proprietária terá morrido no quarto n.º 108… Falecida neste quarto ou noutro qualquer, os gemidos e as lamúrias da defunta eram audíveis no hotel e o vulto dela aparecia, nos corredores, aos funcionários apavorando-os de morte.


Parece que de sustos, pancadas e gemidos não se fala mais… Ou melhor, parece que não se ouve mais… porque falar, fala-se!


Atreves-te? Com uma dose de coragem e o par ideal pode ser uma noite muito bem passada!



Que grande desafio ficar num hotel onde se diz haver assombrações... ou talvez não! Há quem diga que alguns "vivos" é que metem medo!