A história do Santo António que se chamava Fernando!

SANTO ANTÓNIO NASCEU EM LISBOA E CHAMAVA-SE FERNANDO DE BULHÕES

Ana Margarida Oliveira


Afinal, quem foi Santo António?


Santo António, nascido Fernando de Bulhões ou Fernando Martins, em Lisboa, algures entre 1191 e 1195, morreu no dia 13 de junho de 1231 e foi canonizado em tempo recorde, menos de um ano depois, em maio de 1232.


Terá nascido em Lisboa, junto à Sé, na rua das Pedras Negras. E é no lugar da casa, onde se pensa que nasceu, que hoje está a igreja de Santo António. Diz-se que, na cripta desta igreja, está um bocado de um dos ossos do Santo António.



Para além de Santo casamenteiro, de Santo possuidor do dom da ubiquidade, de Santo que ajuda a encontrar objetos perdidos, protetor de crianças e pregador aos peixes, existe ainda a tradição de Santo militar.

Santo António, que morreu em 1231, foi “recrutado” para assentar praça no regimento de infantaria de Lagos, durante a guerra da Restauração, de 1640 a 1668, e, neste quartel, ainda foi promovido a capitão.


Fernando pertencia a uma família da nobreza e foi educado para ser cavaleiro. Já adolescente, entrou na Ordem dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, na Igreja de São Vicente de Fora. Mais tarde foi estudar teologia para Coimbra.


Depois, veio a juntar-se aos franciscanos, sob a invocação de Santo António do Deserto, e mudou o nome de Fernando para António.

Morreu perto de Pádua, a 13 de junho de 1231, em Arcella, Itália. O corpo de Santo António está na Igreja Santa Maria Mater Domini, em Pádua.



Porque é que se fazem altares ao Santo António?

Com o terramoto de 1755, a igreja de Santo António, construída no local onde o Santo António nasceu, ficou destruída.

O povo quis voltar a reconstruí-la e passou a pedir-se “um tostãozinho para o Santo António” exatamente para a reedificação da igreja.

Para isso, faziam, pelos bairros da cidade de então, vários altares ao Santo António, homenagenado-o enquanto angariavam fundos para a reconstrução da igreja de Santo António.

A igreja construiu-se e a tradição dos altares, espalhados pelas ruas da cidade, ficou.



O Santo casamenteiro

Era tradição, e se calhar ainda é, haver em algumas casas portuguesas, nesta altura do ano, figuras do Santo António de cabeça para baixo, com o objetivo de as raparigas encontrarem noivo.


O biógrafo de Santo António, Fernando Nuno, conta a história de uma rapariga que queria casar-se com o vizinho, só que a família não tinha dinheiro para o dote.
Santo António terá dito que devia entregar o assunto nas mãos de Deus. Só que, em segredo, o próprio Santo António conseguiu o dinheiro para o casamento, recolhendo-o a partir dos donativos dados na igreja.

Terá feito chegar o dinheiro anonimamente à noiva. Há, no entanto, várias outras histórias e lendas sobre noivas e noivos que dão ao Santo a designação de Santo Casamenteiro.




Santo António com o menino Jesus, a açucena e o livro

Santo António aparece, nas figuras que o simbolizam, com o menino Jesus ao colo, um livro e um ramo de açucena.

A açucena simboliza a pureza, a transparência, a brancura.

Aparece geralmente um livro na mão esquerda, ora aberto, ora fechado. O livro simboliza a qualidade de apóstolo da Boa Nova.

Certo dia, alguém viu, o Menino Jesus descer do céu até aos braços do Santo. Diz-se que o homem que presenciou este milagre prometeu guardar segredo e assim aconteceu até o Santo António morrer. Depois divulgou-o e passou a constar nas figuras de Santo António.


Santo António é o único doutor da Igreja de origem portuguesa e a qualidade dos seus sermões tornou-o popular.




A cidade de Lisboa festeja o Santo António, mas o Santo Padroeiro da cidade é São Vicente.

De arquinho e balão na mão, manjerico à janela, arraial e marchas na rua e viva o Santo António, que nasceu Fernando...

Apesar de, este ano, não podermos festejar, tal como no ano passado, como manda a tradição, na rua, há muitos lisboetas que enfeitam as janelas e as varandas e fazem um altar para o Santo António, em casa.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Lisboa vai ter restrições à ci...Lisboa vai ter restrições à circulação na noite de Santo António e não vai avançar no desconfinamentoFERNANDO MEDINA ANUNCIOU QUE O CONCELHO NÃO VAI AVANÇAR NO DESCONFINAMENTO E A PSP REVELOU NOVAS MEDIDAS PARA A NOITE DE SANTO ANTÓNIOmaisSeleção Nacional presta homena...Seleção Nacional presta homenagem emocionante a Neno, em BudapesteO PRIMEIRO TREINO DA SELEÇÃO NACIONAL, EM BUDAPESTE, COMEÇOU COM UMA SENTIDA HOMENAGEM A NENOmaisYashoda, o elefante que prevê ...Yashoda, o elefante que prevê os resultados do EURO 2020YASHODA É UM ELEFANTE INDIANO QUE VIVE NA ALEMANHA E “INDICA” QUEM VAI GANHARmaisDj Martin Garrix, Bono Vox e T...Dj Martin Garrix, Bono Vox e The Edge abrem Euro 2020 com música oficial“WE ARE THE PEOPLE” É A MÚSICA OFICIAL DO UEFA EURO 2020maisIsrael é o primeiro país a pro...Israel é o primeiro país a proibir o comércio de peles de animais para a modaUM NOVO DECRETO MINISTERIAL DE ISRAEL PROÍBE O COMÉRCIO, EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO O COMÉRCIO DE PELES DE ANIMAISmaisPortugal antecipa medidas de d...Portugal antecipa medidas de desconfinamento para dia 11 de junhoA NOVA FASE DE DESCONFINAMENTO ENTRARIA EM VIGOR A PARTIR DE 14 DE JUNHO, MAS FOI ANTECIPADA PARA DIA 11 DE JUNHOmaisDepois do pequeno-almoço portu...Depois do pequeno-almoço português, Gordon Ramsay dá que falar com carne de porco à alentejanaMAIS UMA VERSÃO DE UMA RECEITA PORTUGUESA FEITA POR GORDON RAMSAY QUE ESTÁ A DAR QUE FALARmaisEunice Muñoz e Ruy de Carvalho...Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho partilham fotografia juntos e emocionam a InternetOS DOIS ATORES PARTILHARAM UMA FOTOGRAFIA EM QUE ESTÃO LADO A LADO E RECEBERAM UMA AVALANCHE DE CARINHOmaisJogo de futebol interrompido p...Jogo de futebol interrompido por paraquedista que aterrou no campoNINGUÉM SE MAGOOU, MAS O PARAQUEDISTA NÃO SE LIVROU DE UM CARTÃO AMARELOmais
Top