Deu-se o eclipse da lua e eu não soube?

A verdade é que só vais ter uma sexta-feira como esta em 2100.

Esta sexta-feira, a Rainha da Noite vai ser a Lua. Às 20h47 vai acontecer um eclipse lunar com 3 horas e 55 minutos. Mais de 100 minutos em que a Lua nasce avermelhada.

Para quem não quer perder o evento do século o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço está a organizar uma sessão de observação da Lua e Marte na Quinta do Covelo, no Porto, na sexta-feira às 22 horas. A entrada é livre.

No entanto, o eclipse total da Lua vai ser bem visível sem recurso a binóculos ou telescópios, mas a astrónoma Suzana Ferreira aconselha a utilização dos dois para quem pretende tirar boas fotografias do fenómeno.

Segundo o astrónomo Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, quem quiser observar o eclipse total da Lua deve direcionar o olhar para leste mas um pouco virado a sul, que é onde nasce a Lua.

O importante mesmo é encontrar um local com o horizonte desimpedido, sem árvores ou edifícios que possam poluir a vista para a Lua. E, de preferência, bastante escuros, ou seja, longe de cidades que emitem luzes.

  • Partilha:

Top