É talvez uma das perguntas mais ouvidas no verão, juntamente com aquela famosa “com ou sem creme?” e ambas terminam em alguma coisa geralmente envolta num guardanapo de papel e recheadas de calorias que nos sabem pela vida enquanto as comemos.

O gelado já vem de longe! Há quem diga que veio dos árabes, dos chineses, dos egípcios, que foi adotado pelo imperador Nero, trazido por Marco Polo, tornado artigo de luxo nos banquetes de Thomas Jefferson, conservado em neve, com ou sem sal. Já o cone de bolacha de baunilha, como hoje o conhecemos, foi talvez inventado pela namorada de um vendedor de gelados que, para impedir que o gelado pingasse, o enrolou uma bolacha à semelhança do ramo de flores que tinha acabado de receber, em plena Exposição Mundial de Saint Louis em 1904.


Não sei se assim te ajudamos a escolher em que suporte vais comer o gelado mas… se o fizeres, escolhe bem os sabores. Há de frutas, de legumes, de sobremesas, até já há de bacalhau com natas. Para a Ana Colaço, que levantou esta questão no jornal Destak, a dúvida não se coloca – será sempre de chocolate e baunilha. E num cone, se faz favor, para se aproveitar tudo. Até à ultima dentada da bolacha.

Boas férias com a RFM!