Nas suas viagens à volta da terra, o astronauta Tim Kopra, fã dos U2 desde 1980, gosta de tirar fotografias do espaço das cidades por onde passa a digressão dos U2

Kopra contou ao site U2.com que tudo começou um dia, em 2009, quando no seu treino diário de bicicleta no ginásio da Estação Espacial Internacional, em órbita a 200 milhas da terra, ouviu uma voz familiar numa das comunicações do radio da estação com a terra. Curioso, Tim decidiu flutuar até ao laboratório japonês onde encontrou o astronauta belga Frank De Winne, comandante da ISS, a falar pelo radio com… Bono!



De Winne colaborava na altura com os U2 gravando a bordo da ISS, videos para a digressão dos 360° e recitando versos de temas como 'Your Blue Room' e ' A Little While'.

Foi assim, aproveitando a ligação, que Tim Kopra, fã dos U2 desde os 17 anos, acabou por ter uma conversa surreal de meia hora com Bono, que, juntamente com um passeio no espaço, se tornou, para si, num dos pontos altos dessa missão.

Durante essa conversa, Bono perguntou ao fã astronauta o nome da sua mulher e Tim respondeu “Chama-se Dawn, como o nascer do sol”. Bono gostou tanto do tom poético das suas palavras que lhe pediu que gravasse essa frase e passou a gravação durante a digressão 360º do grupo. Tim, um bocado longe demais para assistir aos concertos, nunca ouviu a sua participação no espectáculo, mas a sua mulher ouviu a sua voz ao vivo.



Depois desta estreia, agora na iNNOCENCE + eXPERIENCE, Kopra voltou a colaborar com o grupo, fotografando imagens das cidades por onde a digressão tem passado, da estação espacial – imagens que o grupo projeta durante a musica "Lights of home"

Se Tim Kopra tenciona continua a fotografar do espaço a digressão europeia dos U2 não sabemos... mas vai ser pelo menos mais difícil fotografar o público dos concertos porque a digressão vai ser em salas fechadas!

Os U2 atuam em Portugal com a RFM dias 16 e 17 de Setembro na Altice Arena.