Histórias dos U2 em Portugal

Os U2, provavelmente uma das bandas preferidas dos portugueses, regressam pela sexta vez a Portugal, com a RFM, para mais dois grandes concertos.

Para agradecer aos U2 os "beautiful days" que oferecem aos portugueses desde 1982, recordamos aqui algumas das histórias dos U2 em Portugal...



O primeiro concerto – Vilar de Mouros- Agosto 1982

Foi ainda apenas com um album editado por cá, “Boy” que os U2 se estrearam em Portugal, dia 3 de agosto de 1982, na segunda edição do festival de Vilar de Mouros. Do cartaz do festival faziam também parte, os seus rivais Echo and the Bunnyman, Stranglers, A Certain Ration, Durutti Column e algumas das mais populares bandas portuguesas da época como os Heróis do Mar, GNR, Roxigénio e Jáfumega .

Embora ainda pouco conhecidos em Portugal, os U2 deixaram a sua marca logo na estreia. Quem assistiu ao concerto nunca mais esqueceu o modo como Bono a subiu à estrutura das luzes e a deu o seu número de telefone ao público.

No jornal "A Capital", João Gobern escreveu sabiamente: “o melhor rock que passou em Vilar de Mouros veio direitinho da Irlanda, entregue a quatro músicos de superenergia, senhores de um dos melhores sons trazidos à tona do emaranhado pós- 77. Bono é um dos melhores vocalistas que alguma vez pisou um palco português”.

O jornalista pedia também à editora portuguesa do grupo que lançasse finalmente o último album dos U2 “Oktober”, editado lá fora no ano anterior e ainda indisponível no nosso país.



A RFM na comitiva dos U2 – Maio de 1993

Onze anos depois de Vilar de Mouros, após o arranque dos concertos de estádio em Portugal, os U2 voltaram a Portugal a 15 de maio de 1993, desta vez com a fantástica e inovadora Zoo TV tour, com direito efeitos multimedia nunca vistos, ligações via satélite, chamadas para a teletaxis e trabants suspensos.

Esta foi a estreia dos U2 em Lisboa com um concerto de estádio, em Alvalade, na nova catedral do Rock!

Destacados para a cobertura RFM da chegada dos U2, Paulo Fragoso e o Antonio Jorge conseguiram, nesse dia o impensável - que o carro da RFM em que se deslocavam, integrasse a comitiva dos U2 entre os Aeroporto e o estádio de Alvalade.

Em 2017, a propósito dos 30 anos da RFM, o António Jorge, atualmente na Renascença, recordou essa história já com 25 anos, que vale a pena voltar a ouvir aqui:


RFM na comitiva dos U2 - Ouve aqui a história do Antonio Jorge e do Paulo Fragoso


RFM dá ajuda na setlist dos U2 – Setembro 1997

A 11 de Setembro de 1997 a Pop Mart Tour trouxe novamente os U2 a Lisboa, ao estádio de Alvalade, para um concerto que o jornal Blitz descreveu como “um dos maiores espetáculos de sempre ao cimo da terra.”

Este espetáculo verdadeiramente inovador, com gigantescos ecrãs LED, um palco emoldurado por um enorme arco amarelo e efeitos de lasers teve, no entanto também momentos mais intimistas... com Bono a convidar fãs da plateia para dançar e The Edge a dirigir o público numa versão karaoke de um tema dos anos 60.

Foi para se aconselharem sobre o tema do karaoke que deveriam escolher que The Edge, Larry Mullen Jr e Adam Clayton convocaram, antes do concerto, a RFM e mais alguns jornalistas portugueses.

As opções dos U2 recaíam sobre “Daydream believer” ou “Sugar Sugar” … Sugerimos que “Sugar Sugar” seria mais conhecido por ter sido banda sonora dos "Archies" - de uma série de desenhos animados transmitida nos anos 60 e 70 na RTP….E foi, pouco depois, “Sugar Sugar” que os U2 entoaram em coro com os milhares de portugueses que encheram o estádio de Alvalade.

Deste encontro não ficámos com fotografia, mas, como prova, aqui fica a foto do passe autografado pelos U2



Portugal – a place called Vertigo- 2004

Além de palco para concertos do grupo, Portugal foi, em, 2004, o local escolhido pelos U2 para filmagens e fotografias de promoção ao single “Vertigo” e ao album "How To Dismantle an Atomic Bomb"

Em Novembro de 2004, depois de andar pelo Cabo da Roca e Sintra, o grupo foi fotografado na Piscina da Praia Grande e no “Monte Branco” e instalações da Quimiparque no Barrreiro, por Anton Corbjin, para o Álbum “How To Dismantle an Atomic Bomb”.

Foi nesse cenário que foi filmada uma das versões do vídeo “Vertigo” . Vê aqui este vídeo raro com imagens da sessão de fotografia do grupo em Portugal



Rockers condecorados – Agosto 2005

Em 2005 no seu regresso a Portugal com a RFM, os U2 não só protagonizaram o “concerto do ano” agora no novo estádio de Alvalade, como tiveram direito a uma condecoração. Horas antes de subirem ao palco, no dia 15 de Agosto de 2005, Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. foram condecorados no Palácio de Belém pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade pelo seu ativismo humanitário.

Depois, em direto do novo Alvalade XXI, a RFM levou a todo o país o ultimo concerto europeu da Vertigo Tour!



U2 na cidade dos Doutores

Foi há já quase dez anos que os U2 nos visitaram pela última vez. Em 2010, Coimbra foi a cidade escolhida pelo o grupo para os concertos portugueses da sua 360º tour. Durante duas noites o grupo esgotou o Estádio Cidade de Coimbra….e todos os alojamentos e restaurantes no raio de muitas centenas de quilómetros .

Nos dias 2 e 3 de Outubro Coimbra tornou-se o centro do mundo para os fãs dos U2 que chegaram de todo o lado e a RFM, novamente radio oficial dos concertos da banda irlandesa em Portugal, esteve lá para testemunhar estes “Beautiful days” e contar tudo em direto. Vê se apareces aqui na reportagem da Joana Cruz!



O regresso sempre com a RFM

Dias 16 e 17 de setembro os U2 voltaram a Lisboa para atuar pela primeira vez num pavilhão. Os bilhetes para os concertos portugueses da "Innocence + Experience Tour" esgotaram …quase antes de serem postos à venda mas a RFM guardou alguns para ti …e esteve no primeiro concerto para te contar tudo em direto!


  • Partilha:

Top