Quando vestes a camisola do teu clube, quando vibras com os golos, sofres nas derrotas e fazes quilómetros para o apoiares, sabes por que razão tem a cor que tem? Aquela cor que tanto amas e que não trocarias por mais nenhuma outra?


Sabemos que o Benfica é encarnado, o Porto é azul e o Sporting é verde e PONTO FINAL. Não passa pela cabeça de ninguém que assim não fosse!
Dá aqui uma espreitadela para ficares a saber o que esteve, em cada um destes três clubes, na origem da escolha da COR que os identifica sem margem para troca alguma!


Benfica


A cor do SLB - vermelha para uns, encarnada, para outros – é indissociável do clube. É exatamente a cor do sangue que corre nas veias dos seus adeptos.

E porque é esta a cor do SLB?
José da Cruz Viegas teve a tarefa de, em 1903/04, escolher a cor e os tecidos para o equipamento do que viria a ser o Sport Lisboa Benfica. José da Cruz Viegas teve, para este efeito, a possibilidade de consultar catálogos de tecidos e cores usados pelo o exército britânico para que a escolha fosse bem feita e criteriosa.

A grande preocupação de Cruz Viegas e de Cândido Rosa Rodrigues foi escolher uma cor que pudesse ficar na memória de todos aqueles que passavam por Belém atraindo-os para que pudessem vir a tornar-se futuros espetadores de futebol.

Isto porque o Sport Lisboa treinava em terrenos públicos no bairro de Belém, onde morava muita gente. A cor devia ser viva e devia transmitir “alegria, colorido e vivacidade». Portanto, em boa verdade, a cor encarnada devia dar nas vistas e cativar o povo para a prática do futebol, treinado e jogado, em Belém, pela equipa que viria a ser o Sport Lisboa e Benfica.


Porto


O FCP é “azul-e-branco” e disto não há dúvidas! Os adeptos têm um orgulho imenso nas cores do seu clube.

Diz-se que foi Monteiro da Costa quem sugeriu que as cores do clube fossem as da bandeira portuguesa de então. Estávamos em 1907 e a bandeira era a da monarquia: azul e branca. Mas houve outras propostas.

Enquanto alguns propunham, em alternativa, as cores da cidade do Porto, outros alvitravam ainda o azul-e-encarnado, cores do Arsenal de Londres, na altura um clube muito popular.

O assunto das cores do clube foi muito discutido, pois o consenso estava difícil. Acabou por ficar a primeira sugestão de Monteiro da Costa, azul-e-branco, as cores da bandeira de Portugal, na altura.


Sporting


O SCP é verde e os seus adeptos acham-na a cor mais bonita do mundo.

Terá sido numa conversa, em 1907, tida entre José de Alvalade, José Roquette, António Rebello de Andrade e D. Fernando de Castelo Branco que a questão da cor do recente clube terá surgido.

Isto porque era necessário encontrar um símbolo para o clube e D. Fernando de Castelo Branco autorizou, no decorrer da dita conversa, que fosse usado o seu próprio brasão para esse fim.

Pediu, no entanto, que o fundo não fosse azul para que não fosse igual à insígnia da sua família. Os quatro optaram, então, pelo verde, a cor da esperança neste novo clube que se formava.



Agora, quando vestires a camisola para ires até ao estádio, já sabes as razões da escolha da cor do teu clube. Qualquer uma delas é espetacular!!!