Foi em 1933 que o arquiteto nova iorquino, desempregado, Alfred Butts, depois de analisar jogos, palavras cruzadas e anagramas criou o Lexiko - um jogo que arrancava com o fator sorte e letras com um valor respectivo.

Nem com a mudança do nome do jogo para Criss Cross Words e a inclusão de um tabuleiro em 1938, o jogo foi um sucesso. Só em 1948, quando o reformado James Brunot, ganhou a confiança de Butts, mudou algumas regras, inclui cores e mudou o nome para Scrabble é que se fizeram 2.400 cópias. Mesmo assim... ainda houve prejuízos.

O sucesso chegou quando em 1952 Butt vendeu os direitos do jogo à firma Selchow e Righter, uma das que tinha recusado o jogo uns anos antes. Em apenas 2 anos foram vendidos foram vendidos mais de 4 milhões de Scrabbles.

Hoje o Scrabble é um jogo da Hasbro, nos Estados Unidos, e os direitos internacionais pertence à Mattel.

Até hoje foram cedidos mais de 150 milhões de jogos e só no Reino Unido acredita-se que uma em duas casas tenha um tabuleiro de Scrabble.

E tu, quantas vezes jogaste e ganhaste Scrabble lá em casa?

Se jogares em inglês sempre podes optar por um site que ajuda a descobrir palavras com determinadas letras: experimenta aqui.

Mesmo com 70 anos, o jogo admite as palavras que tu quiseres, incluindo as que foram introduzidas mais recentemente nos dicionários como hashtag, wifi, web, facebook, youtube... e tantas outras!