Quem nunca assistiu a uma longa e interminável apresentação de PowerPoint (ou do seu primo Keynote) que ponha o braço no ar. Com mais ou menos letras, números ou imagens, as apresentações de PowerPoint tornaram-se omnipresentes nas empresas e nas salas de aula do mundo inteiro, não sem fortes críticas. Afinal, quem nunca aproveitou uma longa e interminável apresentação para pôr a sua caixa de email em dia ou atualizar as redes sociais.

Recentemente, Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, revelou que baniu as famosas apresentações de PowerPoint das reuniões da sua empresa. Em vez disso, os executivos da Amazon têm que escrever "memorandos de seis páginas narrativamente bem estruturados ", que são lidos em silêncio, no inicio das reuniões, durante 30 minutos e depois discutidos. Funciona? Bezos está convencido de que sim.

Bezos sabe que escrever um memorando de 4 páginas é mais difícil do que "escrever" um PowerPoint de 20 páginas. A estrutura em narrativa de um bom memorando obriga a um melhor pensamento e a uma melhor compreensão do que é mais importante e de como as ideias se relacionam.

O fundador da Amazon está convencido de que assim consegue um maior aprofundamento das questões realmente importantes, elevando o nível das discussões e aumentando a eficiência das reuniões.

"The reason we read them in the room, by the way, is because, just like high school kids, the executives will bluff their way through the meeting as if they read the memo", disse Jeff Bezos na sua "Closing Conversation" no Leadership Forum deste ano (vê o vídeo abaixo).