Uma loja onde só se compra um disco?

Rutherford Chang já comprou mais de mil cópias de vinil do “Álbum Branco” dos Beatles, o duplo álbum “The Beatles” que agora comemora 50 anos, …e continua à procura de mais!

O nova iorquino Rutherford Chang criou há 8 anos o projeto “We Buy White Albuns” , dedicado ao icónico duplo álbum “ The Beatles” – o disco de capa branca lançado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr há precisamente 50 anos. Chang já reuniu mais de mil cópias de vinil, numeradas e personalizadas com desenhos, autocolantes e recados, deste disco e exibe a sua coleção numa exposição em forma de loja que já correu o mundo.

Comprei o disco, por acaso, em teenager. Anos depois vi outra cópia deste álbum e percebi que cada exemplar era único” contou Chang em 2014 à BBC.

O que o fascinou foi o facto de muita gente aproveitar esta capa branca para escrever dedicatórias, cartas de amor, poemas e fazer desenhos na capa do disco tornando este “Álbum Branco” dos Beatles num verdadeiro fenómeno cultural.



Rutherford diz que não é difícil encontrar por todo o mundo cópias numeradas deste álbum lançado pelos Beatles em 1968 porque se trata de um disco muito popular . A maior parte das cópias que compra já passaram várias vezes de mão e não estão em bom estado, mas esses são os exemplares que mais o fascinam …apesar de lhe interessarem todos os que lhe quiserem vender.



Atualmente Rutherford Chang possui mais de mil cópias do “White Album” que podem ser apreciadas numa exposição que recria uma loja … só com um disco.

Além de exibir as capas o colecionador gravou também uma banda sonora criada com o som de 100 albuns a tocarem em simultâneo

Rutherford tem corrido o mundo com esta exposição mas quem não o encontrar e quiser espreitar os discos ou vender uma cópia numerada (primeira edição ) do álbum “The Beatles” que tenha em casa, pode contactar Rutherford no seu Instagram… onde encontra milhares de “álbuns brancos”



Há precisamente 50 anos os Beatles lançavam um novo álbum de originais – um duplo album cuja capa contrastava completamente com a colorida e “povoada” capa do disco anterior do grupo – o icónico “St Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Intitulado apenas “The Beatles” o novo duplo album do grupo era lançado com uma capa completamente branca.

Idealizada por Paul McCartney e pelo artista gráfico Richard Hamilton, a capa de “The Beatles” é o cúmulo da simplicidade - uma capa completamente branca!

McCartney chegou a sugerir que se “sujasse” a capa com uma nódoa de café ou de maçã mas a decisão final foi que o branco ficasse apenas "manchado" com as palavras “The Beatles” em relevo e o numero de série de cada exemplar.



Em Novembro de 1968, ao fim de 3 anos de experiências com drogas, filosofia e música, testando todos os estilos possíveis, regressados de uma temporada de meditação na India, os Beatles lançavam um duplo album de 30 músicas sem tema, sem título, sem cor ...apenas duas palavras gravadas The Beatles.

O “Álbum Branco” , como passou a ser referido, foi mais um disco com que os 4 de Liverpool mudaram a música popular para sempre. "The Beatles" é uma verdadeira "enciclopédia da pop"- um disco que inclui músicas tão diferentes como "Back in the U.S.S.R." , "Ob-La-Di, Ob-La-Da" ,” Hapiness Is a Warm Gun” a "While My Guitar Gently Weeps” -uma duplo album que a revista Rolling Stone descreveu como “a história e a síntese da música ocidental”.



Editado a 22 de Novembro de 1968, “The Beatles” continua atual. Para assinalar o seu 50º aniversário, os Beatles relançaram em 2018 o “Álbum Branco” em vinil e cd remisturado por Giles Martin (filho do produtor dos Beatles - George Martin) com gravações inéditas.

Editado a 9 de novembro “The Beatles” e entrou diretamente para o Top Ten inglês e americano de vendas!


  • Partilha:

Top