Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição é rainha de Portugal.


A imagem da Nossa Senhora da Conceição tem colocada a coroa de Portugal.


O rei D. João IV colocou a coroa na imagem de Nossa Senhora da Conceição, em 1646, como agradecimento por ter recuperado a independência de Portugal em relação a Espanha. Assim, Nossa Senhora da Conceição é rainha de Portugal e, por esta razão, mais nenhum rei ou rainha usaram coroa na cabeça, nem podem usar. Este privilégio é apenas da Nossa Senhora da Conceição.


A imagem da Imaculada Conceição está no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.



Vamos um bocadinho atrás...


D. Nuno Álvares Pereira – que era devoto à Virgem Maria – mandou construir a igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, porque a Nossa Senhora correspondeu às suas preces nas batalhas de Atoleiros (1384), de Aljubarrota (1385) e de Valverde (1386) e encomendou uma imagem da Santa Imaculada a Inglaterra para colocar na igreja.


Desde então, Portugal dedicou a Nossa Senhora da Conceição a sua devoção.


Foi, porém, após a restauração da independência, em 1640, que, ao tomar o trono de Portugal, D. João IV coroou a Nossa Senhora da Conceição com a sua própria coroa.


Nas cortes de março de 1646, D. João IV proclamou Nossa Senhora da Conceição Rainha de Portugal e a verdadeira Soberana do país.


Assim, desde este dia, mais nenhum rei ou rainha puderam, podem ou poderão usar coroa nas suas cabeças. Esse privilégio é da Nossa Senhora da Conceição.


No dia 8 de dezembro, celebra-se o dia da Imaculada Conceição, evocando a virtude da Virgem Maria que foi concebida sem marca de pecado, sendo, por isso imaculada.