Parabéns Papa Francisco!

O Papa Francisco completou dia 17 de Dezembro, 82 anos. Este foi o seu sexto aniversário como Papa!

Parabéns Papa Francisco!



Jorge Mario Bergoglio nasceu há 82 anos em Buenos Aires. Filho de emigrantes italianos, em criança dizia que queria ser talhante.

Como a familia passava a semana a ouvir rádio, o futuro Papa ganhou também desde cedo uma paixão pela música. Depois teve várias profissões mas formou-se como Engenheiro Quimico.

Em 1958 foi por influência da avó Rosa Margherita Vassallo que entrou para o seminário e escolheu fazer o noviciado entre os padres jesuítas.

Em 1969 foi ordenado sacerdote. Em 1973 foi nomeado provincial dos jesuítas da Argentina. Em 1992 recebeu a ordenação episcopal e em 28 de fevereiro de 1998 foi nomeado arcebispo de Buenos Aires, primaz da Argentina. No Consistório de 21 de fevereiro de 2001, João Paulo II nomeou-o cardeal.

O cardeal Bergoglio foi presidente da Conferência Episcopal Argentina, por dois períodos consecutivos (2005-2011) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano, mantendo sempre um estilo de vida simples e austero: Vivia em um pequeno apartamento, em vez do palácio arquiepiscopal, utilizava os transportes públicos para se deslocar e cozinhava a sua comida. Gostava de ópera, tango e até era sócio do clube de futebol São Lourenço de Almagro.

Em 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI, foi a Roma para o Conclave e, a 13 de março, de foi eleito Papa- o primeiro Papa Jesuíta.

Revelou que escolheu o nome de Francisco inspirado em São Francisco de Assis, "o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e guarda a criação".

Hoje, este Papa que "veio quase do fim do mundo" e governa a igreja há mais de 5 anos, continua a supreender e conquistar os corações de católicos e ateus.

O Papa Francisco fez 82 anos !

Venham muitos mais!

  • Partilha:

Top