Ontem, domingo 3 de Fevereiro, foi dia de Super Bowl! Podia ser o nome de um novo detergente para cozinha, mas trata-se da final do campeonato de football norte-americano (não confundir com futebol, porque o football na América joga-se com as mãos. Mas hey, o Rally Dakar também se realiza na América do Sul e estamos todos confortáveis com isso.)

Mais conhecido pelos intervalos publicitários, do que propriamente pelo jogo em si, o Super Bowl é a expressão máxima do sentido de espetáculo norte-americano. Sportainment at its best. Tudo é em grande: a interpretação inicial do hino, os F-16 que sobrevoam o recinto durante a abertura, o inevitável halftime show e, claro, os números. Até há bem pouco tempo o Super Bowl era o evento televisivo mais visto em todo o mundo. Todos os anos cerca de 100 milhões de telespectadores norte-americanos e 20 a 30 milhões de telespectadores do resto do mundo ligam-se para assistir ao evento.

Este ano, a final opôs os New England Patriots e os LA Rams. Quem ficou acordado até altas horas da madrugada deve estar a sentir duas coisas: muito sono e alguma desilusão. Este foi o SuperBowl com o resultado mais baixo de sempre! 13-3, venceram os New England Patriots. Ora vamos lá mergulhar nas miudezas do Super Bowl com um clássico… glossário!

New England Patriots: são uma espécie de Barcelona do futebol americano. Nos últimos anos criaram uma dinastia. A presença nesta final foi a nona em 18 anos. Venceram o sexto título.

Tom Brady: não lhe bastava ser o marido de Gisele Bunchen é, talvez, o melhor jogador da história do jogo. O GOAT (greatest of all time). Como GOAT, em inglês, também significa cabra não estranhes os emojis no Twitter.

Bill Belichick: Gostas de Mourinho? Então vais adorar Bill Belichick, o treinador dos New England Patriots. Riem-se, em média, o mesmo número de vezes por dia. Ou seja, zero. Mas depois olhas para o currículo e percebes que a boa disposição está muito sobrevalorizada.

LA Rams: a outra equipa do Super Bowl. Mudaram-se recentemente de St Louis para Los Angeles e, curiosamente, estiveram no Super Bowl que deu início à dinastia dos New England Patriots em 2002.

Sean McVay: Onde é que andavas, ou andas, com 33 anos? Sean McVay foi o treinador mais jovem de sempre a participar num Super Bowl. E os dias dele têm as mesmas 24 horas que os dos comuns mortais.

NFL: a liga de futebol norte-americano, capaz de gerar 14 mil milhões de dólares o ano passado.

Regras: São, estranhamente, muito simples. O futebol americano é um jogo cujo objetivo é ganhar terreno. Cada equipa possui 4 jogadas para avançar, no mínimo, 10 jardas no terreno de jogo (mais ou menos 9 metros). Se conseguir tem mais 4 jogadas para tentar avançar, no mínimo, mais 10 jardas. Pontua-se quando se entra com a bola, em corrida ou passe, na Endzone, a zona pintada identificada no final do campo. Isto vale 7 pontos. A outra forma de pontuar é através de um pontapé aos postes, que vale 3 pontos.

E agora a parte mais interessante. O Super Bowl deve ser o único programa de televisão em que grande parte dos telespectadores, sobretudo em Portugal, quer mesmo é que chegue o intervalo! E por boas razões. Aqui podes ver algumas das performances mais espetaculares de sempre do Super Bowl.

Este ano o halftime show ficou a cargo dos Maroon 5. Se estás aqui só para saber se Adam Levine tirou ou não a t-shirt a resposta é sim, aconteceu. Podes ver o vídeo completo aqui.

Agora a NFL pára e só volta lá para Setembro. Em Fevereiro há mais Super Bowl!