O que é o Apple CarPlay? O meu carro tem?

O que é o Apple CarPlay?

As consolas dos automóveis têm vindo a sofrer alterações significativas ao longo das últimas décadas. Quem conduz há mais anos, ou automóveis mais antigos, sabe que o autorádio com leitor de CDs era algo obrigatório. Com a RFM sempre ligada, claro.

A questão é que o futuro é hoje e os automóveis mais recentes incorporam cada vez mais tecnologia. Na consola central dos carros de hoje, há ecrãs cada vez maiores com inúmeras funcionalidades, uns a funcionarem melhor do que outros, mas praticamente nenhum com as rapidez e flexibilidade dos nossos smartphones. É aqui que entra o Apple CarPlay e o seu rival Android Auto.

As marcas automóvel compreenderam que era melhor permitirem aos smartphones entrar nas consolas centrais dos carros do que desenvolverem sistemas próprios – sempre muito mais lentamente que os gigantes Apple e Google.

É aqui que entra o Apple CarPlay que não é mais do que uma forma simples de utilizar o iPhone no ecrã integrado do automóvel. É espetacular e, sobretudo, muito mais seguro. Por exemplo, não tens de segurar no telemóvel para ativar a app da RFM.

Há, no entanto, algumas diferenças nas apps para o iPhone e para o CarPlay. Os ícones são maiores e a navegação e funcionalidades são adaptadas à condução automóvel para garantir a segurança e facilidade de utilização. Por isso, a RFM tem já disponível uma app para Apple CarPlay.

Que automóveis têm Apple CarPlay?

Há cada vez mais marcas automóvel a disponibilizar o Apple CarPlay. A Apple anuncia no seu site que há mais de 500 modelos que disponibilizam este sistema. E não para de crescer o número de carros onde podes utilizar a app da RFM para ouvir rádio e aceder a outros conteúdos. Usar o Apple CarPlay é uma experiência muito gira e gratificante. Há quem diga, e nós subscrevemos, que a rádio se reinventa com esta nova ferramenta.


O meu carro não tem Apple CarPlay. não estou a pensar trocar. Posso ter Apple CarPlay?

A resposta é sim. Tal como no passado era possível trocar o autorrádio do carro, hoje é possível trocar o autorrádio por um sistema de som que incorpora o Apple CarPlay – e, claro, depois usares a app da RFM para ouvires rádio e acederes a todos os outros conteúdos.

Grande parte das marcas de sistemas de som para automóveis, como a Pioneer, a Sony, a Alpine, a Kenwood ou a JVC oferecem sistemas encastráveis para uma grande parte de modelos. A partir de 250 euros já é possível encontrar no mercado algumas soluções para ter o Apple CarPlay num automóvel menos recente.

  • Partilha:

Top