O apelido Santos é muito mais antigo do que o próprio reino de Portugal!


Se és Santos podes ser de uma família portuguesa bem antiga.


Depois da história dos Silva, dos Ferreira, dos Pereira e dos Oliveira, é a vez dos Santos.

É o 2º apelido mais comum entre os portugueses e há quase 700 mil Santos. Mais uma vez, e como com outros apelidos, aparece em versão a “solo”, só Santos, ou em comum com outro apelido como Santos Costa, Pereira dos Santos ou Sousa Santos, por exemplo.
Parece, no entanto, certo que Santos já era usado, para estas bandas do Mundo, muito antes de existirem os reinos medievais da Península Ibérica.


Pensa-se também que este apelido tem origem nobre. Isto porque era atribuído, no seio da nobreza, a quem nascia no dia de Todos os Santos, dia 1 de novembro. Isto porque a nobreza e o clero eram duas classes muito próximas e os elementos da fidalguia eram de uma extrema religiosidade, ligando em muitos casos os nomes de batismo a santos.

Santos vem da palavra latina sanctorum. Quer dizer “dos Santos” e é uma alusão a todos os santos. A todo e qualquer santo mesmo. Para além de todos os nascidos no dia de Todos os Santos, era também hábito as pessoas terem o nome do santo do dia em que nasciam. E, então, o nome Santos surge como referência a todo e qualquer santo.

Não existe por isso uma única família que dá origem ao apelido Santos, mas várias. Dizem os estudiosos da História dos nomes que o apelido Santos teve origem nos reinos e países que vieram, mais tarde, a ser Itália, França, Espanha e Portugal, justamente por serem católicos.


Diz-se também que “dos Santos” surge quando a mulher tinha o nome de família Santos e se casava com um homem que também era Santos. E, para não ficar Santos Santos, com o nome repetido, passava a ser “dos Santos”.


Se és Santos ficas a saber que o teu apelido existe antes de Portugal ser Portugal e que a tua família pode ser das primeiras a existir nesta parte da Península Ibérica. Grande nome!