A Melhor Amiga da Barbie está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

A evolução tecnológica foi óptima em muitos sentidos. Sou sincera : não imagino a minha vida sem telemóvel, muito menos sem internet. Mas a verdade é que até à geração dos nossos pais tudo se fazia e praticamente sem recurso a nada "destas coisas". E nós? Estamos dependentes das tecnologias para quase tudo no nosso dia-a-dia... para as coisas boas... mas também como uma forma de perder bastante tempo que poderia ser útil para outras coisas. Por isso hoje... vou partilhar algumas dicas para que possam contornar isso! :)

5 - Aumentar a Consciência das Acções.

Com o constante recurso às tecnologias em todos os momentos o nosso nível de stress aumenta. E o que diminui? A atenção que damos a todas as outras coisas. Um exemplo flagrante disso mesmo é a utilização do telefone durante as refeições, numa primeira análise nem desfrutamos devidamente da refeição e se estivermos acompanhados dificilmente iremos dar a atenção devida a quem está connosco. Ah... aqueles dates incríveis a dois... e com todas as pessoas que estão simultaneamente do outro lado do ecrã. Sabem qu está provado que comer sem consciência plena resulta em excesso de peso? Se calhar se pensarem nisto... irão ter mais atenção na próxima refeição.

4 - Tempo!

O dia tem 24h para toda a gente, não é verdade? Mas se contabilizarmos os tempos mortos que utilizamos a olhar para o telemóvel... a fazer scroll infinito a espreitar vidas que não são a nossa. Já se mentalizaram do tempo que de repente ganhariam?

3 - As Notificações.

Receber constantemente notificações das redes sociais são uma óptima forma de... estar sempre distraído! Se o vosso trabalho implica ter acesso às redes sociais então estabeleçam um horário de trabalho em que é legitimo que essas notificações apareçam. Agora se o vosso trabalho não passa por aí liguem as notificações apenas fora do vosso horário laboral. A boa noticia? A vossa bateria vai durar muito mais. E a regra que se aplica a todos? Entre as 22h e a hora de sair de casa não há notificações para ninguém. Se alguém tiver alguma mensagem importante não será propriamente pelo facebook ou pelo instagram que irá entrar em contacto, certo? :)

2 - A Comparação.

A interacção com as redes sociais provoca - muito mais do que seria desejável - sentimentos negativos. E geralmente... sobre nós mesmos! A comparação, a procura, a vida que alguém tem e que nós não temos. O corpo... a alimentação... e por aí fora. Nas redes sociais é comum encontrarmos duas coisas: desgraças e vidas que parecem perfeitas. E isso provoca medo - no primeiro cenário - e insatisfação - no segundo. Mas a vida é muito mais do que isso... e importa ter os pés bem assentes na terra, o que - regra geral - passa por ter as mãos longe dos ecrãs.

1 - Voltar a velhos hábitos.

Nem que seja para ser um exemplo. Hoje em dia até os nosso miúdos se "acalmam" com os ecrãs. E dizer que é normalíssimo pode soar estranho, mas parece mesmo normal. Se são esses os exemplos que os miúdos têm. Se nós próprios utilizamos as tecnologias como bengalas. Utilizar velhos hábitos, como jogos de tabuleiro ou tirar notas com papel e caneta é maravilhoso para o nosso cérebro e acaba por ser um exemplo vivo de que há vida... para além das tecnologias.

Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com