Se o Vasquinho da Anatomia, mítica personagem do filme "A Canção de Lisboa", vivesse hoje em dia provavelmente diria qualquer coisa como: "Hashtags há muitas, seu palerma!" E há mesmo. Um look só pode ser partilhado com a #ootd (outfit of the day, para os mais distraídos), quem experimenta skydive tem de usar a inevitável #yolo e ninguém acorda sem se sentir extremamente #blessed. Mas hashtags com capacidade de mudar comportamentos e tornar o mundo num lugar melhor existem poucas. A #trashtag é uma delas!

Esta hashtag propõe-te um desafio: vai até um local sujo ou poluído, limpa e retira o lixo o melhor que puderes e partilha fotos do antes e do depois.


Estes são apenas alguns dos muitos exemplos impressionantes que podes encontrar nas redes sociais. Tudo começou com este post de Facebook da autoria de Byron Román.

Nele, o autor desafia "os jovens que se sentem aborrecidos a dirigirem-se a uma zona poluída e a partilharem fotos onde mostrem que fizeram qualquer coisa para resolver isso."
Não tens de despejar baldes de gelo na cabeça, nem fazer danças esquisitas. Só tens de aparecer e ter a mania das limpezas. Segue a conta oficial deste movimento no Twitter ou no Instagram e se sentires muita vontade de ajudar partilha as tuas fotos com a #trashtag.