O equinócio acontece quando o centro do Sol está alinhado com a linha do Equador e, por isso, o dia e a noite têm igualmente 12 horas de duração. Inicia-se assim a primavera e até junho (solstício de verão) vamos ver os dias de luz solar a aumentar.

Curiosidades deste equinócio de 2019:


1) Porque é que se dá o equinócio?

O equinócio, as estações e o variável comprimento de horas de luz, do dia ao longo do ano, deve-se às rotações da Terra no eixo inclinado.


2) Quantas horas do dia temos hoje?

Vamos ter aproximadamente 12 horas de luz do dia e 12 horas de noite, tanto no hemisfério Norte como no Sul. Podem existir variações mínimas devido à forma como a luz solar entra na Terra, em zonas com maior ou menor altitude. Nós, no hemisfério Norte, vamos continuar a ver os dias a aumentar até junho (momento do solstício de verão). Já, no hemisfério sul inicia-se, neste mesmo dia, o outono.


3) No somatório de horas de luz solar ao longo de todo o ano, o planeta Terra tem um igual número de horas?

Todos lugares da Terra têm um número semelhante de horas de luz do dia, todos os anos. Mas o equador tem ligeiramente menos horas de luz diária.



4) A última Superlua até 2020

Dia 20 de março, pudemos ver a lua maior do que o normal. Este fenómeno Superlua aconteceu em Portugal, de madrugada, por volta das 1h43.


5) Só consigo equilibrar um ovo durante o equinócio?

Foi uma prática que surgiu na China como tradição. Não passa de um mito. A quantidade de luz solar durante o dia não tem poder nenhum em cima do gravitacional. Ou seja, a inclinação do planeta Terra em nada tem influência na força gravitacional ou vice-versa. Podes equilibrar um ovo em qualquer dia do ano, se fores bom a equilibrar coisas.

6) Há equinócios noutros planetas?

Sim! Todos os planetas no sistema solar giram num eixo inclinado, logo têm estações.