O RADIODAYS EUROPE 2020 vai ser em Lisboa!

O evento anual que reúne 1600 profissionais e empresas ligadas ao setor da indústria da rádio de mais de 60 países, vai ser em Lisboa nos dias 29, 30 e 31 de março de 2020, no Centro de Congresso de Lisboa.

O anúncio da vitória portuguesa foi feito no final da edição deste ano que se realizou em Lausanne, na Suíça.

Para o Presidente da Republica “Portugal e a Rádio têm em comum serem plataformas de culturas, civilizações, continentes e oceanos!” e para o Presidente da Camara de Lisboa “…tal como a Rádio não tem limites, Lisboa é uma cidade aberta ao mundo, tolerante e sem muros, braços abertos à diversidade!”

A candidatura portuguesa à realização da conferência anual foi levada a cabo pelos Grupos de rádio RTP, Media Capital Radios e o Grupo Renascença Multimedia, do qual a RFM faz parte e para quem “Numa altura em que o consumo de rádio está a subir em Portugal, a realização da Radiodays em Lisboa será uma ocasião única para partilhar paixão e conhecimento sobre o presente e o futuro deste meio tão especial. Uma oportunidade para sintonizar todo o cluster da rádio - profissionais, parceiros, agências, anunciantes, estudantes de comunicação - numa cidade excecional como Lisboa, palco ideal para um evento com a dimensão internacional da Radiodays Europe 2020.

A primeira edição do Radiodays Europe realizou-se em 2010 em Copenhaga, numa colaboração nórdica entre grupos públicos e privados da Suécia, Noruega e Dinamarca, que tinham antes uma conferência de rádio conjunta. A partir de 2012, o Radiodays Europe começou a sua itinerância, com a sede escolhida em Barcelona. Em 2013 foi a vez de Berlim, depois Dublin em 2014, Milão em 2015, Paris em 2016, Amesterdão em 2017, Viena em 2018 e Lausanne em 2019.

PARCEIROS

Uma chave para o sucesso da Radiodays Europe é o diálogo com as estações de rádio e demais “stakeholders” da indústria em toda a Europa. O RDE é apoiado por uma ampla gama de organizações como a União Europeia de Radiodifusão (EBU), que reúne as estações públicas, a AER que reúne as rádios privadas, a EGTA (das agências europeias). Outros parceiros têm membros fora da Europa, como PMA (Public Media Alliance), AIBD (Ásia-Pacífico), WorldDAB e Radiodays Africa.

ORGANIZAÇÃO

A entidade organizadora do Radiodays Europe é a “Association Radiodays Europe”, organização sem fins lucrativos com o único propósito de organizar a conferência de rádio anual. Fundada pelas emissoras públicas SR, DR, NRK e YLE, elas formam a administração da associação. O presidente do Conselho de Administração é Jan Petersson, Diretor de Estratégia da Radio Pública Sueca. É supervisionada por Anders Held, também da Sveriges Radio, a par do comité executivo composto por Rosie Smith, do Reino Unido, Frederik Stucki da Suíça e Peter Niegel da Dinamarca.