Por que raio existe a União Europeia?

Este não é um texto fácil de escrever. Se há coisa que não é cool nos dias de hoje é falar da Europa, como diz Bono. Mas a ideia de uma Europa unida é tão importante que vale a pena o esforço.

Há dias, fiz um teste. Numa reunião, com um grupo de gente das mais variadas idades, perguntei se alguém sabia porque motivos existe a União Europeia. Entre sorrisos amarelos e silêncios, lá houve quem dissesse que “é por causa do euro”, “para não haver fronteiras” ou “para facilitar o comércio”. Também é, mas os verdadeiros motivos para a criação da União vão muito além destes aspetos.

Uma Europa sem guerra

No século XXI, já não está presente nas nossas cabeças que a História da Europa é uma história de guerras e de conflitos que culminaram na violenta e destrutiva Segunda Guerra Mundial. Há pouco mais de 70 anos, grande parte da Europa estava arrasada das mais diversas formas.

Voltando ao teste da minha reunião, poucos sabiam que a origem da União da Europa está no ideal de criar um espaço sem guerras.

Em 1950, com esta convicção, Robert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros francês, retomou uma ideia originalmente lançada por Jean Monnet e propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Parece pouco, mas imagina cinco anos após a II Guerra, países, até há pouco inimigos, juntos a cooperar sob uma orientação comum. Mais ainda, as matérias primas da guerra transformadas em instrumentos de paz e reconciliação.

A unificação do continente europeu

Esta ideia de Europa pressupõe a unificação do continente europeu assente num conjunto de valores partilhados pelos Estados-Membros:

  • Dignidade Humana
  • Liberdade
  • Democracia
  • Igualdade
  • Estados de direito
  • Direitos Humanos

Ainda estás aí? Boa! Nesta altura já estás a ver que, por detrás da UE, existe muito mais do que apenas a moeda única e poder viajar sem passaporte.

Já agora, fica também a saber que outro dos motivos da existência da União Europeia é a segurança dos cidadãos no espaço europeu.

Um continente seguro

Poder sair à rua sem medo e com tranquilidade é algo de um valor incalculável. Isto é verdadeiramente ser livre. É uma realidade tão normal para todos nós que podemos não lhe atribuir o seu verdadeiro valor.

Diversas instituições dos Estados-Membros cooperam ativamente para garantir a segurança interna e externa de todos, num mundo assolado pelas mais diferentes ameaças.

Um continente seguro é também um continente de justiça, em que todos sejam igualmente protegidos pela lei.

Na semana em que se vota para o Parlamento Europeu, é sempre bom recordar os motivos pelos quais a União Europeia existe. O assunto dos motivos da União Europeia não se esgotou na minha reunião, nem neste texto. Mas, pelo menos, já sabes que tudo começou em nome da paz na Europa.