Com o calor a apertar o protetor solar torna-se fundamental, sobretudo num país tão solarengo como Portugal. Mas será que sabes tudo o que precisas sobre protetores solares e como escolher o indicado para ti?

Vamos tentar responder a algumas das tuas dúvidas, para que andes sempre protegida ou protegido!

1. O que é o fator de proteção solar (FPS)?

O fator de proteção solar é o número que encontras em todas as embalagens de protetor solar e que indica o grau de proteção daquele produto. O clássico 15, 30, 50 ou 6, se não tiveres amor à vida.

Este número é o resultado de uma conta simples: a quantidade de radiação UV capaz que provocar uma queimadura na tua pele, quando esta está sem proteção solar, a dividir pela quantidade de radição UV necessária quando tens proteção solar. O fator de proteção representa, assim, o tempo a mais que a pele fica protegida.

Trocado por miúdos: imagina que a tua pele demora 5 minutos a sofrer uma queimadura UV. Ao aplicares um fator de proteção 15 a tua pela estará protegida 15 vezes mais tempo. Ou seja, 75 minutos.

2. Então isso significa que aplicar um protetor FPS 15 mais frequentemente protege tanto como aplicar um protetor FPS 50 apenas uma vez?

Em teoria, sim. Repara nestes dados:

  • FPS 15 bloqueia aproximadamente 93% da radiação UVB
  • FPS 30 bloqueia aproximadamente 97% da radiação UVB
  • FPS 50 bloqueia aproximadamente 98% da radiação UVB

A diferença é residual, ou seja, os níveis de proteção contra raios UVB são muito semelhantes. A variável aqui é mesmo o tempo de proteção. Mas, sejamos sinceros: quantas vezes é que aplicas protetor, durante o período em que estás na praia? Pois é... Por isso, não arrisques. Utiliza protetor FPS 50 e ficas à vontade.

Cai assim também por terra a teoria que "bronzeias mais" quando o fator de proteção é mais baixo. Já não tens é proteção. E, portanto, a tua pele está a sofrer uma queimadura solar.

3. Ou seja, um protetor FPS 15 protege tanto como um FPS 50?

Não necessariamente. Aqui entra em jogo uma outra variável. É que, simplificando, as radiações solares dividem-se em UVB e UVA. As radiações UVB são as que provocam as clássicas queimaduras na pele. Mas as radiações UVA são bem mais perigosas, actuando a um nível molecular e contribuindo de forma significativa para o aumento do risco de cancro da pele.

E aqui, perdoa-me a expressão popular, é que temos a burra nas couves. Porque, por lei, a proteção solar UVA de um protetor solar tem de ser pelo menos 1/3 da proteção solar UVB. Palavras chave aqui: pelo menos.

Ou seja, no mínimo. E há muitas marcas que decidem só cumprir os mínimos. Seguindo a mesma lógica, um protetor FPS 15 pode ter uma proteção de raios UVA de apenas 5. Um protetor FPS 50 pode ter uma proteção UVA de apenas 17.

Pior: não é obrigatório colocar a informação relativa à proteção UVA nos rótulos. É um bocadinho uma roleta russa. Por isso, da próxima vez que fores comprar um protetor solar tenta comprar um que indique o nível de proteção UVA.

4. E por último... os protetores podem mesmo ser 100% resistentes à água?

Hahahaha. Não.

Isto já vai longo, mas a tua saúde não tem número de caracteres limite. Esperamos ter ajudado!