A família dos Sousa é anterior a D. Afonso Henriques e portanto é mais antiga do que o próprio Condado Portucalense e, naturalmente, do que Portugal. Parece que é até possível que, de alguma forma, todos os portugueses tenham uma percentagem, ainda que reduzida, de sangue dos Sousa originais! O apelido Sousa é um dos mais nobres e antigos da Europa! E nestas centenas de anos de Sousas, são muitos os ramos que se foram espalhando por Portugal, pela Europa e pelo Mundo.

O nome Sousa tem origem no reinado dos Visigodos!



Dito isto, se és Sousa descendes muito provavelmente deste muito antigo e nobre apelido e se não és Sousa, se calhar descendes também!
Vamos lá saber de onde vem o apelido Sousa e quem foi o primeiro português a usar Sousa no seu nome!

A palavra “Sousa” vem, segundo os estudiosos, do latim Saza ou Saxa, que significa seixos, pedras ou rocha. Há um rio e uma pequena povoação, em Portugal, com o nome Sousa.



O rio Sousa é um afluente da margem direita do rio Douro com uma extensão de 65 km. Nasce em Friande (Felgueiras) e desagua em Foz do Sousa (Gondomar). Atravessa os concelhos de Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paredes e Gondomar (Covelo e Foz do Sousa).



Voltemos aos visigodos!


O nome Sousa apareceu, segundo os historiadores, durante o reinado dos Godos. Um cavaleiro de nome Gomes Echigues, que viveu durante o século XI, foi governador de Entre Douro e Minho e possuiu o título de Senhor de Felgueiras. Um dos seus filhos, Egas Gomes de Sousa, Senhor de Sousa, Novelas e Felgueiras, terá sido o primeiro a usar o apelido. Quer isto dizer que habitava perto ou era dono de terras junto da povoação com o nome Sousa.



D. Egas Gomes de Sousa, nascido em 1035, tomou para seu próprio apelido o nome das Terras de Sousa.

Foi um bravo guerreiro! E a descendência de D. Egas Gomes de Sousa deu origem a dois grandes ramos e a dois brasões. As armas dos Sousa de Arronches e as armas dos Sousa do Prado.


Embora existam Souza e Sousa pensa-se que pode ser apenas uma questão de grafia para o mesmo nome.


Se és Sousa ou Souza descendes de uma das mais antigas e nobres famílias, anterior ao próprio Portugal. E pensar que tudo se deve aos seixos de um rio... :)

São mais de 300 mil Sousas, em Portugal. É o 10º apelido mais comum no nosso país.