"Ser bonito"... Afinal o que é isso?

Os conceitos de beleza variam de cultura para cultura, de época para época e até de pessoa para pessoa. Mas, a acreditar neste artigo da revista Vice, ser bonito faz com que reúnas um conjunto de características que facilitam muito a tua vida: segundo vários estudos pessoas bonitas são tidas como mais inteligentes, mais confiáveis e têm melhores competências sociais. Para além disso, são ainda mais bem pagas e têm mais facilidade em ser promovidas no local de trabalho.


Mais alguma coisa? Parece que sim. Com todas estas facilidades as pessoas mais bonitas são também, por norma, mais felizes.

Mas nem tudo são boas notícias. Claro que a maior parte destas características são percebidas por terceiros e por isso, muitas vezes, não têm aderência à realidade. Para além disso, todo este facilitismo e abertura de portas pode levar a que seja difícil lidar com a perda dos benefícios quando a beleza começa a desvanecer. "Se passaste toda a tua vida com esta estrutura de benefícios, a dizerem-te constantemente que és atraente, o teu valor próprio pode estar demasiado ligado à tua aparência e isso é perigoso", diz a psicóloga Kristin Donnelly da Universidade de San Diego.

Mesmo assim, pesando pós e contras, parece que ser bonito ainda está a valer. E se ser bonito é assim tão maravilhoso talvez o segredo seja definirmos melhor o que é isto de "ser bonito", alargando o espectro de tamanhos, raças, cores e tudo o que está no meio, que consideramos bonitos. É esse o esforço que todos temos de fazer.