Se dúvidas houvesse, o seu nome confirma-o! Itziar Ituño é basca e tornou-se famosa com a sua interpretação em La Casa de Papel.

A inspetora Raquel Murillo vai passar aparentemente para o outro lado da barricada e é, na 3ª temporada da série, a personagem Lisboa. O que muito nos orgulha também!

De resto, a bandeira de Portugal vai igualmente aparecer, num dos episódios da temporada que aí vem, já neste mês de julho. Todos vimos como Raquel falou com o “professor” português ao telefone, apesar da sua paixão, na série, ser o enigmático, genial, romântico e espanhol “el profesor”.

Não nos aguentamos e temos de dizer que já se ouve por aí que pode haver uma 4ª temporada… Se não passa isto de um rumor é o que temos de ver mais à frente, até porque o final desta temporada, segundo dizem, é “fechado”, ou seja, não deixa grande escapatória para um seguimento. A ver vamos!


Para já, vamos saber quem é afinal Lisboa e Raquel e Itziar!!


Itziar Ituño Martínez nasceu a 18 de julho de 1974, em Basauri, Vizcaya, no país Basco Espanhol e é fluente em língua basca.

Orgulhosa da cultura e língua bascas, Itziar cresceu a brincar nas ruas do seu bairro, Kalero, e recebeu da avó e da mãe a ideia de que a mulher deve ter um papel importante na vida pública.



Itziar chegou a frequentar o curso de sociologia, na Universidade do País Basco, só que a paixão pelo teatro e pelo cinema falou mais alto. Frequentou também o curso na Escola de Teatro de Basauri e entrou na série Goenkale, a mais longa novela do País Basco (durou cerca de 7 anos), onde interpretou Nekane Beitia.

Fez parte do elenco do filme Loreak, nomeado para melhor filme no Goya 2015. Entrou em mais de 10 peças de teatro, também no País Basco.

E depois chegou Raquel Murillo e a vida de Itziar Ituño mudou!


A sua fama em La Casa de Papel é inequívoca porque interpreta um papel bastante complexo!

A inspetora Murillo é uma mulher que tem problemas pessoais e de maus-tratos com o ex-marido, uma filha e uma mãe com Alzheimer. Sofre, ao mesmo tempo, como polícia, a pressão de ser a inspetora que negoceia com os assaltantes e, no meio de tudo isto, apaixona-se pelo próprio cabecilha dos ladrões, sem fazer a mais pálida ideia que se está a envolver com um criminoso!

É bom referir também que, de resto, nesta série, a linha que divide os bons dos maus é estranha, porque damos, claramente, por nós a torcer pelos maus com muita facilidade.


É difícil para Itziar habituar-se a ser famosa, diz a própria. Ela é mais do género de não ir a jantares ou a cerimónias. Aprecia a pacatez do lar mas também adora fazer viagens. É na verdade um dos seus passatempos favoritos. Sempre que pode, aventura-se e viaja para países distantes, incríveis, lugares recônditos com paisagens maravilhoooosas.



E depois há a música! Itziar canta! Ah pois! E canta em basco!!



Esta é uma enorme paixão! Foi vocalista nas bandas Dangiliske e EZ3 e agora canta na banda INGOT, em língua basca. Gosta de ouvir rock e punk.



A famosa inspetora Raquel Murillo adora Lisboa. Já esteve na capital portuguesa e tirou uma fotografia em frente ao Panteão que publicou na sua página de instagram com a legenda “Lisboa la bella”.

Numa entrevista a uma publicação portuguesa, Itziar disse que Lisboa é encantadora, cheia de movimento e de cultura e que gosta de passear pela cidade.

Referiu-se ainda à Quinta da Regaleira, em Sintra, como um lugar mágico, dizendo que se sentiu como a Alice no País das Maravilhas!



Sobre as cenas que teve de filmar em La Casa de Papel, Itziar diz que a mais difícil foi aquela em que a Polícia arquitetou o plano para entrar na Casa, com todos os vestidos de fatos encarnados tal como os assaltantes, e a inspetora Raquel teve de dar instruções de forma rápida e com uma linguagem muito policial à equipa de agentes especiais.

A intensidade da cena em que se reencontra com El Profesor, após descobrir que este é o chefe dos assaltantes, também considerou difícl de interpretar, porque a raiva, a paixão e a desilusão se misturavam na personagem!

Itziar acha-se, de alguma forma, parecida com Raquel Murillo.



A “nossa” Lisboa é liiiiiiiiiiiiiiiiiinda!! E a 3ª temporada de La Casa de Papel arranca dia 19 de julho!!