Já ouviste falar no Clube dos 27?

Brian Jones dos Rollings Stones e Jim Morrison dos Doors deixaram-nos, ambos a 3 de Julho, de 1969 e de 1971, respetivamente, … com 27 anos

Diz a lenda … (do rock ) que 27 é a uma idade fatal para músicos de sucesso!

Foi aos 27 anos que morreram músicos míticos como Brian Jones, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Kurt Cobain e Amy Winehouse!



Normalmente consideramos a década entre os 20 e 30 anos como a melhor fase da vida. Ainda somos jovens, mas já temos alguma maturidade e, terminados os estudos, começamos muitas vezes a fazer finalmente aquilo de que gostamos.

No entanto, no mundo da música, essa é a idade em que muitos experimentam pela primeira vez o sucesso, novas vidas e novas experiências com que por vezes não aprendem a lidar.

Na verdade, se compararmos a história de algumas das maiores lendas do rock, concluímos que 27 é quase uma idade para ser temida.

Foi assim que foi surgindo o mito do “Clube dos 27” – o "clube" de músicos que morreram com essa idade , quase todos vitimas de overdose ou de problemas relacionados com drogas…um clube que até já inspirou um swatch Generation 27



Coincidência ou não, foram várias as estrelas da música que viram as suas carreiras serem interrompidas aos 27 anos!


Robert Johnson

um dos mais míticos e influentes guitarristas e compositores de blues de sempre, morreu aos 27 anos, em 1938, envenenado, depois de ter bebido, no "Tree Forks", whisky com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, à mulher do qual Johnson, ao que parece, andava a “lançar a escada”.



Brian Jones

guitarrista, percussionista e um dos fundadores dos Rolling Stones, morreu aos 27 anos, em 1969, afogado na piscina de sua casa. O relatório oficial afirmava que a morte tinha sido acidental, mas segundo alguns indícios, o músico estaria sob efeito de drogas.



Janis Joplin

uma das maiores vozes de sempre do rock, participou nos míticos festivais de Monterey, em 1967 e Woodstock, em 1969. Janis morreu, aos 27 anos, a 4 de Outubro de 1970, devido a uma overdose de heroína . Já tinha lançado 3 albuns, com 2 bandas, mas "Pearl", o seu disco de maior sucesso, só foi editado em janeiro de 1971. As músicas tinham sido gravadas pouco antes da morte da cantora.



Jimi Hendrix

considerado por muitos como o melhor guitarrista do mundo, morreu aos 27 anos, em Londres, em 1970, e até hoje sua morte é um mistério.

Jimi foi encontrado no seu apartamento, afogado no próprio vômito, após ter ingerido uma grande quantidade de bebidas alcoólicas.



Jim Morrison

o "rei lagarto", leader, cantor e compositor dos Doors morreu aos 27 anos, em 1971. O músico foi encontrado morto na banheira do seu apartamento em Paris. O relatório oficial apontava para ataque do coração mas acredita-se que o músico tenha sofrido uma overdose.



Kurt Cobain

líder e vocalista do Nirvana, suicidou-se, aos 27 anos, em sua casa, com um tiro na cabeça, em 1994, meses depois do seu único concerto, com os Nirvana, em Portugal.



Amy Winehouse

uma das grandes vozes britânicas dos nossos dias, famosa pelos seus problemas com álcool e drogas pesadas que conhecemos em 2008 no Rock in Rio Lisboa. Amy foi encontrada morta, aos 27 anos, em sua casa, a 23 de Julho de 2011, vitima de intoxicação alcoólica.




Estes foram os músicos mais famosos que nos deixaram aos 27 anos …mas não foram os únicos : Les Harvey, guitarrista dos Stone the Crows, Pigpen, teclista e um dos fundadores dos Grateful Dead, Dave Alexander, baixista dos Stooges, Gary Thain, Guitarrista dos Uriah Heep e Kristen Pfaff , baixista da banda Hole…foram mais alguns dos músicos que também sofreram tiveram mortes trágicas ao 27 anos....

Apesar de tudo e de todas estas coincidências, a verdade é que muitas das grandes lendas da música continuam vivas e com muito mais de 27 anos... provando que o "Clube dos 27" é afinal apenas um mito!