Quem não gosta de uma boa maratona de séries? O tempo em que tinhas de ficar, religiosamente, à espera de domingo para ver o próximo episódio da tua série favorita já lá vai.

Hoje, com os serviços de streaming, a moda parece ser disponibilizar o conteúdo todo ao mesmo tempo e permitir ao espectador consumir as séries ao seu ritmo. Que, admite, é quase sempre tudo de uma vez!

Mas, segundo um estudo publicado pela American Heart Association, pessoas que passam mais de 4 horas, por dia, a ver televisão no sofá apresentam um risco de vir a sofrer de doenças coronárias ou enfartes 50% superior a pessoas que vêem menos de 2 horas por dia.

O estudo argumenta ainda que este fenómeno, conhecido como "binge watching", chega a ser pior para o coração que um emprego em que passes muitas horas sentado. Isto porque o consumo de séries acontece normalmente ao fim do dia, depois de uma grande refeição, e pode ser acompanhado pelo consumo de snacks poucos saudáveis. Tudo isto contribui para um risco agravado de doenças coronárias.

Mas... se calhar até tens um coração muito saudável e gostas de viver no limite! Se for o caso, aqui ficam algumas das melhores séries para veres em sistema binge watching. Caso contrário, esta é a lista de séries que deves evitar, para não ficares viciado...

1. Game of Thrones

Ponto prévio: o que define uma boa série para binge watching? Há dois tipos de séries perfeitas para serem consumidas desta forma: séries que já tiveram o seu final (como é o caso de Game of Thrones) ou séries em que a narrativa muda completamente de temporada para temporada (como é o caso de True Detective). O objectivo é sempre o mesmo, evitar a espera!

Agora que Game of Thrones terminou já podes ver todos os episódios, sem os tempos de espera que os fãs originais tiveram de suportar. Só para teres uma ideia, entre a sétima e a oitava temporada os fãs tiveram de esperar cerca de 2 anos.

Se, até agora, conseguiste fugir aos spoilers esta é uma das melhores candidatas a uma boa maratona!

2. Breaking Bad

Tida por muitos como a melhor série de sempre, Breaking Bad são 5 temporadas do melhor que a tv norte-americana tem para oferecer. A partir do momento em que um determinado restaurante de fast food se torna um dos cenários mais importantes da narrativa desafio-te a conseguir tirar os olhos do ecrã!

3. Stranger Things

A nova temporada estreia dia 4 de Julho, por isso esta é uma excelente oportunidade de "papares" as 3 temporadas de seguida! Se és um criança dos 80's vais perceber todas as referências. De Goonies, a Encontros Imediatos do 3º Grau, passando por ET, ou mesmo os filmes de John Carpenter. Stranger Things é, ao mesmo tempo, assustadora, comovente e divertida.


4. True Detective

True Detective é uma daquelas séries em que cada temporada conta uma história independente (quer dizer, mais ou menos, mas revelar mais é entrar em spoilers). Personagens diferentes, vidas diferentes, locais diferentes. Por isso, cada temporada é uma maratona televisiva à espera de acontecer!

Conselho de quem viu todas: vê a primeira temporada com atenção, arranja qualquer coisa para fazer durante a segunda e salta para a terceira! Facto curioso: a primeira temporada foi realizada por Cary Fukunaga, o homem responsável por Bond 25, novo filme do espião britânico mais famoso do mundo, que sai em Abril de 2020.