Para muita gente questionar a ida do Homem à Lua é como afirmar que a Terra é plana. Simplesmente, não faz sentido. Mas, tal como em muitas outras coisas, também a ida à Lua é tema para teorias da conspiração. Neste caso, todas apontam no sentido de que a ida à Lua foi uma grande encenação da NASA.

Em Portugal não se sabe quantas pessoas questionam a ida do homem à Lua, mas nos Estados Unidos um em cada cinco norte-americanos não acredita na aventura lunar. Em Inglaterra esse número é ligeiramente inferior. Um em cada seis ingleses não acredita na história e o que é mais impressionante são os mais novos que duvidam mais. A dúvida lunar é mais prevalente entre os jovens: 21% dos jovens de 24 a 35 anos concordaram que os desembarques lunares foram encenados, comparados com 13% dos acima de 55 anos.

Muitos defendem a ideia de que a NASA criou uma enorme história para ir ao encontro do desafio lançado pelo presidente norte-americano John F. Kennedy, no início dos anos 1960, de que os EUA iriam à LUA até ao final daquela década, colocando assim o país na liderança tecnológica mundial e deixando para trás os comunistas soviéticos.

Grande parte dos argumentos das pessoas que defendem que o Homem nunca pisou na Lua estão resumidos num documentário que a FOX NEWS divulgou há uns anos. E qualquer um fica baralhado com os argumentos que, em muitos casos, parecem ser evidência irrefutável.


Os argumentos clássicos dos céticos da aventura lunar são vários: como pode a bandeira dos EUA abanar se não há ar, nem vento na Lua? Como pode o módulo lunar ter aterrado e não ter criado uma cratera no solo provocada pelos seus jatos? Como pôde haver tantas fotografias tão perfeitas se as câmaras que os astronautas usavam eram montadas nos seus peitos, não tinham visor para ver o enquadramento e eram muito difíceis de manipular? E já que falamos em fotografia, como é possível ver-se perfeitamente Buzz Aldrin a descer do módulo lunar se o fez à sombra – a sua imagem devia ser, quanto muito, uma silhueta.


Estas são apenas algumas das questões dos céticos da aventura lunar. Encontram muitas mais a partir de uma análise detalhada aos mais pequenos pormenores das missões Apollo que foram à Lua. Para todas elas dão a mesma resposta. A ida do Homem à Lua foi encenada.

O lugar para a encenação fica num deserto do Estado do Nevada, vulgarmente conhecido como Area 51, um sítio tão secreto que nem o Google Maps permite ver com facilidade. É neste local que os céticos da aventura lunar dizem que foram filmadas as imagens que foram difundidas pela televisão durante as missões lunares Apollo.

A cerca de 3 horas de carro de Las Vegas, a famosa área 51 já foi retratada em séries ou filmes como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Os Simpsons, ou American Dad. É, desde há muitos anos, um lugar central em muitas teorias da conspiração. Aliás, é para lá que, no dia 20 de julho, se irão encaminhar mais de um milhão de pessoas que aceitaram o desafio, que circula atualmente nas redes sociais, de invadir o espaço. Os promotores do Storm Area 51 querem ver os extraterrestres e as naves espaciais que lá estão supostamente guardados.

Acontece que a Área 51 é uma base aérea militar norte-americana – o que por si só chega para que não possa ser visitada livremente. Mas é justamente o seu secretismo que tem alimentado tantas teorias da conspiração, nomeadamente, aqueles que defendem a ideia de que o Homem nunca foi à Lua e que todas as imagens foram lá filmadas.

Muitas das dúvidas levantadas pelos céticos da aventura lunar têm vindo a ser desmontadas com mais ou menos facilidade. Recentemente, uma equipa de engenheiros da Nvidia, uma empresa de engenharia norte-americana, produziu um vídeo onde desmonta uma série de argumentos dados pelos céticos. Nesse vídeo são dadas explicações para muitas das supostas mentiras contadas pela NASA.



Hoje, estamos a celebrar 50 anos da ida do Homem à Lua. É certo que a aventura espacial já não move tantas paixões como na época. Mas é ainda, sem dúvida, um tema apaixonante.