Fernandes é o 11º apelido mais comum em Portugal. Há quase 300 mil Fernandes!

Fernandes quer dizer "filho de Fernando". A terminação em “es”, em Portugal, e em “ez” em Espanha significa “filho de” Fernando ou Fernão (muito usado na Idade Média na Península Ibérica). Há as versões Fernandes, em português e Fernandez ou Hernández, em espanhol.

Vamos saber qual é a origem do nome Fernando que dá, por sua vez, origem ao patronímico Fernandes.

Diz-se que Fernando deriva do germânico “Frithunanths” ("frithu" quer dizer paz e "nanths" corajoso). Em latim veio a dizer-se “Fredenandus” que evoluiu para “Fernandus”.

Algumas fontes dizem que os Fernandes nasceram nas Astúrias e depois se espalharam pelo território da Península Ibérica! Outras dizem que as primeiras famílias a usarem o nome Fernandes surgiram na região de Aragão (nordeste da Península Ibérica).

Dizem também os investigadores que um dos primeiros Fernandes portugueses terá sido D. Diogo Fernandes, 3º Conde de Portucale, algures nos anos 900 e que deu descendência pelos séculos fora.

Outros Fernandes obtiveram, mais tarde, brasão sem ter parentesco com este primeiro Fernandes, como é o caso de Jerónimo Martins Fernandes, com brasão desde 1789, ou João Manuel Fernandes Feitosa, em 1870, entre tantos outros.



Portanto, se és Fernandes podes descender de uma das mais antigas famílias nobres de Portugal!