Cada vez passas mais tempo em frente a um computador. Seja no trabalho ou em casa o drama da má postura é cada vez mais presente. Há até quem defenda que os malefícios de uma má postura podem ser muito mais graves do que se pensa!

A pensar nisso, a designer Olesya Chernyavskaya criou um website que te vai ajudar: Fix Posture.

Basicamente, sempre que adoptares uma má postura ao computador este site desfoca a imagem do teu ecrã, como aviso para corrigires a tua postura corporal.

Basicamente, sempre que adoptares uma má postura ao computador este site desfoca a imagem do teu ecrã, como aviso para corrigires a tua postura corporal.

"Mas como é que o site sabe se estou com uma boa ou má postura?" Excelente pergunta!

O primeiro passo é cederes permissão ao site para aceder à tua webcam. Nós sabemos, é de desconfiar. Mas, na relação custo/benefício, se calhar compensa verem-te ocasionalmente de roupa interior se conseguires manter uma boa postura!

Depois de dares permissão ao site para aceder à tua webcam seguem-se uma série de procedimentos:

1. Manteres os olhos ao nível do ecrã.

2. Sentares-te com as coxas paralelas ao chão.

3. Colocares a planta do pé em completo contacto com o chão.

4. Puxares os cotovelos para junto do corpo.

5. Relaxares os ombros.

6. Endireitares as costas.

É com base nestes procedimentos que o site vai criar pontos de referência específicos do teu corpo e definir a tua postura perfeita. Sempre que descaíres os ombros, ou existir alguma alteração no nível do teu olhar, o site desfoca.

Ponto negativo: seria bom que este mecanismo funcionasse com qualquer site em que estivesses a navegar, mas não. Tens de estar no site Fix Posture para esta avaliação de postura funcionar.

Mas podes sempre colocar um aviso ou um alarme para, de hora a hora, ires até ao site e verificares o estado da tua postura. Ah, e não te esqueças de beber água. Também é muito importante!