Ninguém diria mas a mãe de Greta Thunberg, a activista ambiental sueca de 16 anos, considerada personalidade do ano pela revista americana Time, tem algo em comum com Salvador Sobral! Tal como Salvador, Malena Ernman, mãe de Greta, é cantora de jazz (mas também de ópera) e já representou o seu país no Festival da Eurovisão


Nascida na cidade de Uppsala, em 4 de Novembro de 1970, a mezzo-soprano Sara Magdalena "Malena" Ernman é a mais solicitada cantora de ópera da suécia membro da Real Academia Sueca de Música, mas é também interprete de pop, musicais, chanson, jazz e cabaret.


Em 2009 Malena foi escolhida pelo seu país, através do Melodifestivalen, para representar a Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2009, com a música "La Voix" (A Voz). Malena Ernman apurou-se para a final do festival, conseguindo um 21º lugar, depois de actuar na 1º semi-final da Eurovisão


Malena passou a infância em Sandviken, uma pequena cidade conhecida na Suécia por produzir muitos artistas, principalmente de jazz. Estudou depois na Academia Real de Música em Estocolmo, no Conservatório Musical em Orleães, França e na escola da Ópera Real Sueca.

Malena Ernman casou com o ator Svante Thunberg e tiveram duas filhas, Greta (hoje com 16 anos) e Beata (com 13)



Por causa da filha Greta, diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo, alena Emman escreve no livro " A nossa casa está a arder" agora editado em Portugal, que teve de abrandar o ritmo dos seus concertos.

A filha deixou de ir à escola parou de comer e corria o risco de ser internada. Malena conta tudo isto neste livro ,escrito em conjunto com as filhas Greta Thunberg (que inclui também os discursos da ativista) e Beata Ernman e o marido Svante Thunberg e explica como a luta contra as alterações climáticas mudou a vida desta família.