Os Globos de Ouro são os prémios atribuídos pela Hollywood Foreign Press Association, ou seja a associação que representa os jornalistas estrangeiros que trabalham em Hollywood, e abrem a chama "temporada de prémios". Seguem-se os prémios dos diferentes sindicatos, os Guild Awards, e por fim os Óscares.

É claro que seria óptimo teres tempo para ver todos os filmes e séries nomeados, mas a vida não é assim e uma pessoa tem de fazer opções. De todos os vencedores e nomeados estas são as nossas escolhas para o que não podes mesmo perder! Se o teu interesse pende mais para a passadeira vermelha, clica aqui.

1917 - Vencedor Globo de Ouro para Melhor Filme Dramático

Com data de estreia em Portugal marcada para dia 23 de Janeiro, 1917 marca o regresso de Sam Mendes aos filmes prestígio, depois de duas incursões no universo Bond.

A história é baseada nos relatos que o seu avô lhe fazia da Primeira Guerra Mundial, mas talvez o grande ponto de atracção do filme seja técnico: Sam Mendes optou por distanciar-se de outros filmes de guerra ao filmar 1917 recorrendo ao one take shot: um plano único, sem cortes (pelo menos visíveis), que cria no espectador a sensação de uma acção fluída, sem interrupções nem saltos temporais.

The Irishman - Nomeado para Melhor Filme Dramático

É um filme de Martin Scorsese, um dos mais importantes realizadores da história do cinema, e não sabes quantos mais filmes originais ele ainda te vai dar. The Irishman é longo, quase de uma outra época, em que o nosso ciclo de atenção ia para lá do minuto dos vídeos do Tik Tok. Mas o final é uma reflexão nova e original sobre o clássico filme de gangsters. E reúne no mesmo ecrã Al Pacino, Robert de Niro e Joe Pesci, naquele que será o seu último papel no cinema. Épico.

Parasite - Vencedor do Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro

Se só puderes ver um filme desta lista que seja este. É realizado pelo coreano Bong Joon Ho, que teve esta frase brilhante no discurso de aceitação do prémio: "Quando vocês (público norte-americano) superarem uma barreira de 3 cms chamada legendas, vão descobrir filmes inacreditáveis!" A nomeação para o Óscar de Melhor Filme é mais que provável.

Sucession - Vencedora do Globo de Ouro para Melhor Série Dramática

Depois do sucesso planetário de Game of Thrones, Sucession parece estar a posicionar-se como a próxima grande série dramática da HBO. Uma história sobre uma poderosa família norte-americana e das lutas internas pelo controlo do império média que detêm. Bryan Cox venceu o prémio de Melhor Ator Dramático pelo seu papel nesta série.

Vais ficar colado ao ecrã.


Fleabag - Vencedora do Globo de Ouro para Melhor Série de Comédia ou Musical

Fleabag é um deleite. Phoebe Waller-Bridge, a criadora, é de tal forma talentosa que também já mexeu uns cordelinhos no próximo filme Bond - No Time to Die e foi também criadora de Killing Eve, série nomeada para Melhor Série Dramática.

Já disse que também venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical? Um nome a ter em conta para nos próximos tempos!